Colisão entre comboios na Grécia faz, pelo menos, 36 mortos

©D.R.

Pelo menos 36 pessoas morreram e 85 ficaram feridas no choque entre o comboio de passageiros e outro de carga no norte da Grécia, na terça-feira à noite, segundo um novo balanço divulgado hoje pelas autoridades.

De acordo com os bombeiros, pelo menos 66 pessoas tiveram de ser hospitalizadas, seis das quais nos cuidados intensivos.

Os passageiros que sofreram ferimentos ligeiros ou que saíram ilesos foram transportados de autocarro para Tessalónica, a 130 quilómetros ao norte do país.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, já manifestaram a sua tristeza pelo acidente.

Várias carruagens descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se após a colisão, que ocorreu pouco antes da meia-noite (22:00 de Lisboa) perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetros a norte da capital grega, Atenas. Os comboios colidiram pouco antes do Vale de Tempe, um desfiladeiro que separa as regiões da Tessália e da Macedónia.

O governador regional da área da Tessália, Costas Agorastos, disse à televisão grega Skai que os dois comboios colidiram frontalmente e em alta velocidade.

A companhia ferroviária Hellenic Train informou que o comboio de passageiros, que ligava Atenas à cidade de Tessalónica, no norte do país, transportava cerca de 350 pessoas no momento da colisão.

Segundo declarações do presidente da câmara de Tempe, Yorgos Manolis, à emissora pública ERT, muitos estudantes encontravam-se a bordo do comboio, após um fim de semana prolongado.

Oito funcionários da ferrovia estão entre os mortos no acidente, incluindo os dois condutores do comboio de carga e os dois do comboio de passageiros, de acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores ferroviários da Grécia, Yannis Nitsas.

Sobreviventes disseram que vários passageiros foram arremessados pelas janelas das carruagens devido ao impacto e outros enfrentaram dificuldades para sair do comboio após a colisão.

A causa do acidente ainda não foi determinada. Dois funcionários da ferrovia já foram interrogados pela polícia.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, deverá visitar ainda hoje o local do acidente.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen disse hoje, na rede social Twitter, que “toda a Europa está de luto e que os seus “pensamentos estão com o povo da Grécia após o terrível acidente que custou tantas vidas (…)”, desejando ainda “uma rápida recuperação a todos os feridos”.

Também a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, manifestou a sua “profunda tristeza” por este “terrível acidente” no Twitter.

“As minhas sinceras condolências a todas as vítimas, suas famílias e amigos”, referiu Metsola, agradecendo “a todos os socorristas e pessoal médico” que prestaram os seus serviços no local do acidente.

“Os nossos pensamentos estão com o povo da Grécia após este trágico evento”, sublinhou Metsola.

Últimas do Mundo

Os europeus acedem a conteúdos ilegais na Internet uma média de dez vezes por mês, número considerado elevado para a pirataria 'online', apontou hoje um relatório do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (Euipo).
O acordo de cessar-fogo no Líbano foi aprovado pelo Conselho de Ministros de Israel, revelou o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Barbara Slowik, chefe da polícia de Berlim, na Alemanha, aconselhou judeus e pessoas “abertamente gays” a esconder a sua identidade e a ter “mais cuidado” em “bairros árabes”, uma vez que alguns moradores são hostis e “têm simpatia por grupos terroristas”.
Um jovem russo a cumprir uma pena por ter alegadamente queimado o Corão foi condenado a 13 anos e meio de prisão por traição a favor da Ucrânia, anunciou hoje um tribunal regional russo.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se hoje favorável a uma mudança na estrutura militar do país, de forma a “reduzir a burocracia” e a facilitar a gestão das tropas envolvidas na guerra contra a Rússia.
O papa Francisco apelou hoje aos jovens do mundo para não se deixarem contagiar por a ânsia do reconhecimento ou o desejo de serem “estrelas por um dia” nas redes sociais, durante a missa.
Um suspeito foi morto e três polícias ficaram feridos num tiroteio ocorrido esta manhã perto da embaixada de Israel em Amã, capital da Jordânia, num incidente que as autoridades informaram estar controlado.
A Rússia avisou hoje a Coreia do Sul que o uso de armas fornecidas por Seul à Ucrânia para “matar cidadãos russos destruirá definitivamente” as relações entre os dois países.
Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, considera que se assiste nos últimos anos, sobretudo desde a chegada de Xi Jinping à presidência chinesa, a "uma certa vontade de acelerar o processo" de 'reunificação' de Macau à China.
O presidente eleito Donald Trump escolheu Russell Thurlow Vought, um dos 'arquitetos' do programa governamental ultraconservador Projeto 2025, para chefiar o Gabinete de Gestão e Orçamento do futuro Governo.