Urgência pediátrica do Beatriz Ângelo volta a abrir ao fim de semana

©facebook.com/HospitalBeatrizAngelo

A urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo (HBO), em Loures, vai reabrir ao fim de semana, em horário ainda por definir, disse hoje o presidente do município, Ricardo Leão.

Segundo o autarca, a garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, aos presidentes das câmaras de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço, concelhos do distrito de Lisboa servidos pela unidade, após uma reunião na capital sobre o encerramento noturno e aos fins de semana daquele serviço, em vigor desde a semana passada.

No final do encontro, ladeado pelos seus colegas autarcas, foi avançado aos jornalistas de que foi encontrada uma solução “considerada um avanço” por todos, lembrando que o “grande propósito” da reunião era uma explicação sobre o encerramento definitivo da urgência pediátrica.

“Já houve um avanço. O ministro comprometeu-se a avaliar e anunciar, ainda hoje, uma solução provisória de reabrir ao fim de semana essa urgência, que estava agora encerrada todo o fim de semana”, disse.

O responsável adiantou também que o ministro deu garantias de se “poder alargar um pouco” o horário durante a semana e de haver um “reajustamento ao fim de semana”.

“O horário que ficar definido durante a semana fica ainda no fim de semana”, salientou, frisando que este é “o caminho que tem de ser trabalhado”.

Desde quarta-feira passada que a urgência pediátrica do hospital de Loures passou a funcionar apenas de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00, devido à falta de pediatras.

A decisão de encerramento motivou a aprovação de moções de contestação nas câmaras de Loures e de Mafra, por unanimidade.

Entretanto, os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral do HBA apresentaram a sua demissão devido à falta de condições, que dizem pôr em causa a segurança dos doentes e dos profissionais.

O Governo prometeu apresentar esta semana o plano para o funcionamento regular das urgências de pediatria de toda a Área Metropolitana de Lisboa.

A população que recorre à urgência pediátrica do HBA deve passar a usar os serviços que se mantêm abertos, como os do Hospital de Santa Maria, do Hospital Dona Estefânia ou do Hospital de São Francisco Xavier, todos em Lisboa, concelho contíguo a Loures.

Últimas do País

O suspeito do triplo homicídio ocorrido em 02 de outubro numa barbearia no Bairro do Vale, na Penha de França, em Lisboa, ficou em prisão preventiva após interrogatório judicial, confirmou à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a penas efetivas dois dos nove arguidos julgados por lenocínio (favorecimento da prostituição) e auxílio à imigração ilegal, aplicando penas suspensas a seis arguidos e absolvendo outro.
A Polícia Judiciária, com a colaboração da PSP de Vila Franca de Xira, deteve o suspeito de tentativa de homicídio de três pessoas num bar em Leiria, anunciou hoje aquele órgão criminal.
Um estudo coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) concluiu que quase 23% dos estudantes inquiridos em seis universidades portuguesas foram diagnosticados com uma doença mental, metade deles após a pandemia de Covid-19, revelou hoje a academia alentejana.
O tribunal recusou hoje o pedido da defesa de Ricardo Salgado para o ex-banqueiro ser dispensado de comparecer no julgamento do processo BES/GES, cujo início está marcado para 15 de outubro no Campus da Justiça, em Lisboa.
A maioria dos estudantes do ensino superior não terá acesso aos cheques-psicólogo devido aos critérios de exclusão, alerta a presidente da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, que considera insuficiente o número de consultas disponibilizadas.
Menores de 16 anos com problemas emocionais e alguns que manifestam o “desejo de desaparecer” estão a procurar o serviço SOS Voz Amiga, uma situação recente que deixa quem está do outro lado da linha “sem chão”.
O fugitivo da cadeia de Vale de Judeus Fábio 'Cigano', localizado e detido em Marrocos, viu confirmada a sua detenção por um juiz marroquino no âmbito do seu processo de extradição para Portugal, confirmou à Lusa fonte policial.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18:00 de terça-feira e as 07:00 de hoje 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.
A Ordem dos Médicos (OM) vai lançar uma campanha para promover a saúde mental e bem-estar dos médicos e propor alterações legislativas que visam melhorar as suas condições de trabalho, anunciou hoje à Lusa o bastonário.