O vereador do CHEGA em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, viu ser aprovada, por unanimidade, a sua proposta para que a autarquia faça o levantamento dos imóveis do Estado que estejam devolutos no município.
Para Barreira Soares este é apenas o “primeiro passo para resolver o problema de habitação” que existe no concelho e no país.
No mesmo documento, o vereador eleito pelo CHEGA justifica a necessidade de se fazer o referido levantamento, recordando que uma notícia do ano passado dava conta de que o Tribunal de Contas havia alertado para o facto de “onze anos depois, o Estado ainda não sabe quantos imóveis tem, nem quanto valem”.
“O Estado tem de dar o exemplo e fazer um levantamento profundo dos imóveis de que é proprietário e desenvolvê-los em prol da comunidade”, lê-se na proposta apresentada na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a que o Folha Nacional teve acesso.
Nesta senda, Barreira Soares considera que também a autarquia tem de “contribuir com medidas que ajudem na persecução do objetivo principal: aumentar a oferta de habitação”.