19 Abril, 2024

Treze concelhos de quatro distritos em perigo muito elevado de incêndio

©Florestas

Treze concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Faro apresentam hoje perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo muito elevado estão os concelhos de Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém), Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Guarda em perigo elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade a partir da tarde, e chuva em geral fraca no Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento noroeste moderado a forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Faro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 24 (em Faro).

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados