Líder australiano quer trocar rei por Presidente, mas vai jurar lealdade a Carlos III

© Facebook/AlboMP

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse hoje que vai jurar lealdade ao rei Carlos III na coroação do monarca, apesar de acreditar que a Austrália deveria ter o seu próprio chefe de Estado.

Albanese votou num referendo em 1999 para que um cidadão australiano substituísse o monarca britânico como chefe de Estado do país.

Albanese disse aceitar o facto de a maioria dos australianos ter preferido que o país continuasse a ser uma monarquia constitucional em vez de se tornar uma república e que iria refletir esse sentimento quando assistisse à coroação do rei no sábado, em Londres.

“Não mudei a minha posição sobre o assunto e deixei-o bem claro. Quero ver um australiano como chefe de Estado da Austrália”, disse Albanese à Australian Broadcasting Corp.

“Isso não significa que não se possa ter respeito pela instituição, que é o sistema de Governo que temos”, justificou. “E eu acredito que, como primeiro-ministro australiano, tenho uma responsabilidade particular de representar a nação de uma forma que respeite os arranjos constitucionais que existem”, acrescentou.

Um movimento que faz campanha para que a Austrália se torne uma república instou Albanese a permanecer em silêncio quando o Arcebispo de Canterbury convidar “todos os que desejarem”, entre a congregação na Abadia de Westminster, a fazer o juramento de fidelidade ao rei.

Mas Albanese disse que seguiria o protocolo, prestando o juramento.

Criado como católico romano, Albanese optou por não prestar juramento sobre uma bíblia há um ano, quando foi nomeado primeiro-ministro pelo governador-geral David Hurley, que era então o representante da Rainha Isabel II na Austrália.

Optou por fazer uma declaração de posse, uma alternativa secular ao juramento que não menciona Deus nem o monarca.

Albanese excluiu a possibilidade de realizar um referendo no seu primeiro mandato para substituir o monarca britânico por um Presidente australiano. Em contrapartida, está a dar prioridade a um referendo que reconheça os indígenas australianos na Constituição e crie um órgão representativo para aconselhar o parlamento sobre questões indígenas.

Apesar de Albanese ter nomeado um ministro responsável pela república, ainda não indicou um prazo para que os australianos votem sobre uma eventual mudança constitucional.

Últimas de Política Internacional

A Administração Trump suspendeu todos os pedidos de imigração provenientes de 19 países considerados de alto risco, dias após um tiroteio em Washington que envolveu um cidadão afegão, anunciou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Federica Mogherini, reitora do Colégio da Europa e ex-chefe da diplomacia da União Europeia (UE), foi indiciada pelos crimes de corrupção, fraude, conflito de interesse e violação de segredo profissional, revelou a Procuradoria Europeia.
O Presidente ucraniano apelou hoje para o fim da guerra, em vez de apenas uma cessação temporária das hostilidades, no dia de conversações em Moscovo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a Ucrânia.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, considerou hoje que a situação na Catalunha só se normalizará totalmente se o líder separatista Carles Puigdemont for amnistiado e regressar à região, tendo reconhecido "a gravidade da crise política" que enfrenta.
A Comissão Europeia confirmou hoje que foram realizadas buscas nas instalações do Serviço de Ação Externa da União Europeia (UE), em Bruxelas, mas rejeitou confirmar se os três detidos são funcionários do executivo comunitário.
A ex-vice-presidente da Comissão Europeia e atual reitora da Universidade da Europa Federica Mogherini foi detida hoje na sequência de buscas feitas pela Procuradoria Europeia por suspeita de fraude, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
Mais de 20 mil munições do Exército alemão foram roubadas durante um transporte, em Burg, leste da Alemanha noticiou hoje a revista Der Spiegel acrescentando que o Governo considerou muito grave este desaparecimento.
A Comissão Europeia escolheu hoje dois corredores de eletricidade e de hidrogénio que abrangem Portugal como projetos de interesse comum e mútuo para receber apoio da União Europeia (UE).
O Presidente dos Estados Unidos avisou hoje que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “totalmente fechado”, numa altura em que Donald Trump está a aumentar a pressão sobre aquele país e o confronto com Nicolás Maduro.
Um incêndio na zona mais sensível da COP30 lançou o caos na cimeira climática e forçou a retirada imediata de delegações, ministros e equipas técnicas, abalando o ambiente das negociações internacionais.