Kyiv aciona alerta geral com receio de um míssil hipersónico russo

© facebook/yuriy.ignat

As autoridades militares da Ucrânia ativaram hoje um alerta antiaéreo em todo o país receando a possibilidade de um ataque russo com um míssil supersónico Kinzhal, disse hoje o porta-voz da Força Aérea de Kyiv, Yurii Ignat.

“Foi acionado um alerta em toda a Ucrânia porque um avião MiG-31K russo levantou voo. São os aviões que transportam mísseis Kinzhal”, disse Ignat em conferência de imprensa, advertindo que as forças ucranianas não têm defesas antiaéreas com capacidade de proteção de todo o território nacional, para este tipo de projéteis.

“Quero recordar que não temos suficiente sistemas Patriot que possam proteger os céus da Ucrânia para este tipo de armamento”, disse Ignat.

“Trata-se de um míssil extremamente rápido e muito preciso”, acrescentou.

Durante o fim de semana, um porta-voz militar ucraniano afirmou a interceção na semana passada de um míssil Kinzhal russo sobre Kiev.

Segundo a mesma fonte, as forças ucranianas usaram o sistema antimíssil Patriot (fabrico norte-americano) que foi enviado para a Ucrânia em abril pelos aliados da NATO.

A Ucrânia não tinha, até ao momento, sistemas de defesa antiaéreos capazes de intercetar este tipo de armamento e só pode, segundo Kiev, proteger zonas limitadas por causa da quantidade de sistemas Patriot recebidos.

Os Kinzhal (o nome significa adaga em russo) são mísseis lançados de um avião de combate e têm um alcance próximo dos dois mil quilómetros e ultrapassam dez vezes a velocidade do som.

O míssil hipersónico de alta precisão, cujo fabrico foi anunciado em 2017 pelo Kremlin, pode ser munido de uma ogiva nuclear ou convencional e foi usado pela primeira vez em 2022 na Ucrânia.

Fontes do Centro de Estudos Estratégicos referem que mísseis Kinzhal foram enviados para a Síria em 2021 mas não existem provas do uso da arma pelas forças russas aliadas do regime de Damasco.

Últimas do Mundo

A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.
Pelo menos 128 pessoas morreram em consequência do incêndio que devastou um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira, de acordo com o balanço atualizado esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas autoridades locais, que deram conta ainda da existência de 79 feridos.
Famílias imigrantes estão a viajar propositadamente para deixar adolescentes em instituições espanholas e aceder a benefícios públicos — um esquema que já envolve dezenas de casos e redes organizadas. O CHEGA avisa que Portugal “pode ser o próximo alvo” se não fechar urgentemente brechas legais semelhantes.
A Disney retirou pela primeira vez desde 2019 qualquer referência a “diversidade”, “equidade” ou “inclusão” dos seus relatórios oficiais, marcando um recuo histórico na estratégia ideológica que dominou a empresa nos últimos anos. Para o CHEGA, esta mudança demonstra que “o público está farto de propaganda disfarçada de entretenimento”.
A procuradora federal de Washington D.C. acusou hoje o suspeito do ataque contra dois agentes perto da Casa Branca de três crimes de tentativa de homicídio e um de posse ilegal de arma de fogo.