29 Março, 2024

Trabalhadores e reformados do banco Montepio em manifestação dia 25

© Montepio

O Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) anunciou uma manifestação de trabalhadores e reformados do Montepio Geral para dia 25, junto à sede do banco, em Lisboa, para reivindicar uma atualização “justa” de salários e pensões.

Na manifestação, os trabalhadores e reformados vão exigir “uma atualização salarial justa no Montepio Geral”, a “dignificação das pensões de reforma dos bancários” e “uma negociação coletiva justa, equilibrada e eficaz”, segundo um comunicado do sindicato.

“Nos últimos três anos, o Montepio Geral tem vindo sistematicamente a pretender realizar atualizações salariais e das pensões inferiores às que têm vindo ocorrer nas demais instituições do setor bancário”, critica o sindicato, em comunicado.

O SNQTB rejeita a “inaceitável proposta de 2,5%” do Montepio Geral para 2023, considerando-a “injusta” e sem justificação perante os resultados positivos do banco.

A “desvalorização” das pensões “tem vindo a acentuar-se e a ser cada vez mais evidente em resultado das recentes atualizações (no mínimo de 8,24%) determinadas pelo Governo” que comparam com aumentos, em média, de 3% para os reformados bancários, diz o sindicato.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados