Adesão à greve dos revisores da CP é de 100%

©Folha Nacional

A adesão à greve dos revisores da CP – Comboios de Portugal por melhores salários é de 100%, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos decretados, disse à Lusa fonte sindical.

“Nos revisores a adesão à greve é de 100%, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos. No que diz respeito às bilheteiras, os dados apontam para 90% encerradas em todo o país”, disse à Lusa Luís Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Por sua vez, a CP indicou à Lusa que entre as 00:00 e as 08:00 foram suprimidos mais de metade (57%) dos comboios programados.

Vários sindicatos da CP tinham convocado uma greve para hoje, mas na terça-feira depois de uma reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, apenas o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) manteve a paralisação.

“Fomos afetados com a questão da retirada dos revisores das marchas, vamos perder postos de trabalho e estamos a ser, na distribuição do aumento complementar, discriminados face a outros trabalhadores”, disse na terça-feira à Lusa, Luís Bravo, do SFRCI).

Referindo-se à decisão do Estado de conceder um aumento intercalar de 1%, Luís Bravo disse que a CP, com a “urgência do acordo com o sindicato dos maquinistas”, acabou por “absorver grande parte desse orçamento”, ficando os outros trabalhadores “muitos lesados”.

Últimas do País

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) anunciou esta quarta-feira a abertura de uma averiguação interna para apurar as causas do atraso na divulgação dos resultados dos exames nacionais do 9.º ano, que este ano decorreram, pela primeira vez, em formato digital.
Presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional explicou que esta paralisação visa protestar contra a falta de chefes da guarda prisional e falta de segurança nas prisões.
Os sistemas informáticos da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) estão com constrangimentos, desde a semana passada, sendo que a resolução estará em curso até quinta-feira, indicou a bastonária à Lusa.
Dezenas de médicos que aderiram ao regime de dedicação plena não estão a receber os incentivos financeiros previstos, alguns há mais de um ano, casos que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) admite levar a tribunal.
O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos para garantir a operação aérea entre as nove ilhas dos Açores, assegurada pela SATA Air Açores, na sequência da convocação da greve dos tripulantes de cabine, a partir de sexta-feira.
As alterações à lei de estrangeiros foram hoje aprovadas no parlamento, com os votos do PSD, CHEGA e CDS, e com muitas críticas à falta de pareceres obrigatórios e à pressa do Governo.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) fez hoje um balanço das greves nacionais e regionais, considerando que as paralisações que terminaram esta terça-feira tiveram uma adesão expressiva em todo o país.
As Forças Armadas portuguesas participaram com 1.335 militares em missões internacionais no segundo semestre de 2024, mais de metade no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e com forte presença no leste da Europa.
O suspeito coagiu a criança a entrar no estabelecimento comercial onde trabalha e, aí, consumou a violação, recorrendo à força física e munido de uma arma branca, segundo a Polícia Judiciária. O Folha Nacional sabe que a nacionalidade do suspeito é indiana.
As férias judiciais de verão começam hoje e prolongam-se até 31 de agosto, com a interrupção de julgamentos mediáticos como o do processo BES e Operação Marquês, cujas sessões serão retomadas em setembro.