JMJ. Portugal é o 3.º país com mais peregrinos com inscrição finalizada

©JMJ

Portugal é o terceiro país em que mais peregrinos finalizaram a sua inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, revelou hoje a Fundação JMJ.

Numa nota de imprensa, a Fundação JMJ informa que em Portugal finalizaram a sua inscrição 19.350 peregrinos.

Na primeira posição encontra-se a Espanha, com 39.777 inscritos, seguindo-se a Itália com 32.369.

Com mais de 9 mil inscrições completas figuram a França e a Polónia, enquanto os Estados Unidos da América contabilizam 5.807.

Quando faltam dois meses para o arranque da Jornada Mundial da Juventude, considerado o maior evento da Igreja Católica e para o qual são esperados mais de um milhão de jovens em Lisboa, a Fundação JMJ indicou que já há cerca de 600 mil peregrinos pré-inscritos, 400 mil na fase 2 de inscrição e 200 mil com inscrição completa.

Contando com representantes de 184 países, “neste momento, os números da JMJ Lisboa 2023 estão mesmo acima das curvas registadas em anteriores jornadas em idêntica fase de preparação do encontro”, sublinhou.

Para o maior encontro internacional de jovens com o Papa, até ao momento, “já se registaram 20.605 pessoas [voluntários], dos quais 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem”.

No que toca a famílias de acolhimento, as paróquias das dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – têm inscritas “cerca de 6 mil famílias”.

Para o alojamento coletivo dos peregrinos, “a Fundação JMJ Lisboa 2023 tem até ao momento 400 mil espaços nas dioceses de acolhimento e está ainda em negociações para a assinatura de protocolos com câmaras e outras entidades municipais nestas localidades”.

Os peregrinos que participarem na JMJ “vão ser apoiados por uma rede de alimentação que, com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), conta até ao momento com mais de mil estabelecimentos parceiros, que vão disponibilizar mais de 2 milhões de refeições”.

Segundo a Fundação da JMJ, para além dos eventos centrais, de 01 a 6 de agosto terão ainda lugar diversas iniciativas, nomeadamente 201 intervenções, entre as quais se contam eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano.

Últimas do País

A Linha SNS 24 atendeu desde o início de dezembro cerca de 307 mil chamadas, um aumento de 17% face ao mesmo período do ano passado, e o tempo médio de espera foi de 10 minutos.
A estrutura de missão da Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), criada para regularizar processos em atraso, termina no final do ano com um saldo positivo de 62 milhões de euros.
O Observatório das Migrações (OM) está a concluir um repositório de dados sobre imigrantes em Portugal, para tentar harmonizar a informação estatística com os mesmos critérios, de vários serviços públicos, algo que hoje não sucede.
O taxista acusado de atropelar mortalmente um jovem universitário numa passadeira em Lisboa, em setembro de 2024, foi esta quinta-feira condenado a 14 anos e nove meses de prisão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através das suas Unidades Regionais, realizou, nas últimas semanas uma operação nacional de fiscalização direcionada à comercialização de brinquedos.
O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.