JMJ. Portugal é o 3.º país com mais peregrinos com inscrição finalizada

©JMJ

Portugal é o terceiro país em que mais peregrinos finalizaram a sua inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, revelou hoje a Fundação JMJ.

Numa nota de imprensa, a Fundação JMJ informa que em Portugal finalizaram a sua inscrição 19.350 peregrinos.

Na primeira posição encontra-se a Espanha, com 39.777 inscritos, seguindo-se a Itália com 32.369.

Com mais de 9 mil inscrições completas figuram a França e a Polónia, enquanto os Estados Unidos da América contabilizam 5.807.

Quando faltam dois meses para o arranque da Jornada Mundial da Juventude, considerado o maior evento da Igreja Católica e para o qual são esperados mais de um milhão de jovens em Lisboa, a Fundação JMJ indicou que já há cerca de 600 mil peregrinos pré-inscritos, 400 mil na fase 2 de inscrição e 200 mil com inscrição completa.

Contando com representantes de 184 países, “neste momento, os números da JMJ Lisboa 2023 estão mesmo acima das curvas registadas em anteriores jornadas em idêntica fase de preparação do encontro”, sublinhou.

Para o maior encontro internacional de jovens com o Papa, até ao momento, “já se registaram 20.605 pessoas [voluntários], dos quais 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem”.

No que toca a famílias de acolhimento, as paróquias das dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – têm inscritas “cerca de 6 mil famílias”.

Para o alojamento coletivo dos peregrinos, “a Fundação JMJ Lisboa 2023 tem até ao momento 400 mil espaços nas dioceses de acolhimento e está ainda em negociações para a assinatura de protocolos com câmaras e outras entidades municipais nestas localidades”.

Os peregrinos que participarem na JMJ “vão ser apoiados por uma rede de alimentação que, com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), conta até ao momento com mais de mil estabelecimentos parceiros, que vão disponibilizar mais de 2 milhões de refeições”.

Segundo a Fundação da JMJ, para além dos eventos centrais, de 01 a 6 de agosto terão ainda lugar diversas iniciativas, nomeadamente 201 intervenções, entre as quais se contam eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano.

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.