Patriarca de Lisboa apela à inscrição de voluntários na JMJ

©Facebook\JMJ

O cardeal-patriarca de Lisboa sublinhou hoje a “necessidade de reforçar o voluntariado” para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a dois meses da sua realização e quando a organização precisa de aumentar o número de voluntários para o evento.

“É uma ocasião única para nós, em Portugal, e que queremos oferecer a toda a gente que venha, mas precisamos de muitos voluntários, para que, nas diversas missões que é preciso levar por diante, estejam connosco a preparar a Jornada e, depois, a efetivá-la”, disse Manuel Clemente, numa mensagem em vídeo divulgada hoje na página do Patriarcado na Internet.

A JMJ Lisboa 2023 realiza-se entre 01 e 06 de agosto, com a presença do Papa Francisco. A organização aponta para um número ideal de voluntários da ordem dos 30 mil, sendo que, até 31 de maio, haviam feito a sua inscrição pouco mais de 20 mil.

Na mensagem, o cardeal-patriarca sublinha, ainda, “a urgência que o tempo traz, porque já estamos muito perto, mas sobretudo a necessidade de reforçar o voluntariado, gente que esteja disponível para estar connosco, nesta reta final, a preparar esta grande ocasião de encontro de jovens de todo o mundo”.

Já iniciaram a sua inscrição para a Jornada mais de 600 mil jovens de 184 países.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.

Até ao momento já iniciaram o processo de inscrição mais de 650 mil jovens.

Últimas do País

A Ordem dos Médicos (OM) vai lançar uma campanha para promover a saúde mental e bem-estar dos médicos e propor alterações legislativas que visam melhorar as suas condições de trabalho, anunciou hoje à Lusa o bastonário.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou hoje preocupação com o plano de rescisões de trabalhadores da RTP, anunciado pelo Governo como parte do Plano de Ação para a Comunicação Social, considerando que não defende a empresa e o jornalismo.
A defesa do ex-banqueiro Ricardo Salgado pediu ao tribunal que o arguido seja dispensado de comparecer no julgamento do processo BES, que começa na próxima terça-feira, face à evolução desfavorável da doença de Alzheimer que lhe foi diagnosticada.
O Governo português nomeou o ex-diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Manuel Jarmela Palos para coordenar o grupo de trabalho que vai executar o Pacto de Migração e Asilo da União Europeia, indica o Diário da República.
Hoje estiveram reunidos o conselho geral da Associação Nacional das Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), que aprovaram um caderno reivindicativo e pediram ao Governo uma resposta até ao final do mês.
Mais de 200 guardas prisionais concentrados hoje em Vale de Judeus pediram à ministra da Justiça que os ouça e separe a segurança e a reinserção social para que o sistema prisional português possa funcionar.
Meia centena de guardas prisionais estão desde as 11:00 concentrados em frente ao Estabelecimento Prisional de Vale Judeus numa ação de solidariedade em que são esperados cerca de 300 profissionais.
O incêndio que afetou o concelho de Albergaria-a-Velha em setembro causou um prejuízo de 30 milhões de euros, sem contabilizar o valor económico da área florestal ardida, segundo o levantamento feito por aquela autarquia do distrito de Aveiro.
Um dos evadidos há um mês do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio 'Cigano', foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou hoje a Polícia Judiciária portuguesa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 46 ocorrências devido à chuva, sem vítimas, a maioria inundações na via pública.