21 Junho, 2024

Incêndios: Efeitos dos fogos do Canadá devem chegar a Portugal a partir de domingo

© D.R.

Os gases e as partículas emitidos pelos incêndios florestais do Canadá devem chegar à Península Ibérica a partir de domingo, mas sem qualquer ameaça para a saúde humana, indicou hoje o IPMA.

Num comunicado sobre os incêndios no Canadá e os efeitos em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera dá conta de que os fogos florestais que há semanas assolam o Canadá, têm emitido para atmosfera “quantidades significativas de gases e partículas que são transportados e dispersos pelos ventos”.

Segundo o IPMA, uma circulação ciclónica, associada a uma depressão centrada a noroeste dos Açores, terá promovido o transporte a larga escala destes poluentes, principalmente monóxido de carbono, ao longo do Atlântico Norte, que chegaram à região dos Açores na passada terça-feira.

No entanto, refere que “as concentrações destes poluentes são inferiores aos limites legais estabelecidos e, por isso, não deverão representar qualquer ameaça para a saúde humana”.

O IPMA avança que estes poluentes vão continuar a ser transportados e devem chegar à Península Ibérica a partir de domingo, mas em concentrações menores que nos Açores.

O IPMA recorda ainda que, na semana passada, o Instituto Norueguês de Investigação Ambiental e do Clima confirmou a presença de partículas com origem nos incêndios do Canada em amostras de ar recolhidas no Observatório de Birkenes, a Sul da Noruega.

Portugal enviou hoje para o Canadá uma força conjunta composta por 140 operacionais para ajudar a combater os incêndios florestais, que vai intervir na província do Québec.

Milhares de bombeiros de vários países do mundo combatiam hoje os 458 fogos ativos no Canadá, sendo a região mais afetada a província do Québec.

Desde o início do ano, considerado inédito em matéria de incêndios florestais, já arderam mais de 4,6 milhões de hectares no Canadá.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados