Morre João Donato, pianista e precursor da bossa nova no Brasil

©facebook/joaodonatooficial

O pianista, cantor e compositor João Donato, considerado um dos precursores da bossa nova, morreu na madrugada de hoje na cidade brasileira do Rio de Janeiro, anunciou a família.
Omúsico será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e cremado no Memorial do Carmo, na região central da cidade.

Segundo os ‘media’ locaism Donato, de 88 anos, estava internado com pneumonia na Casa de Saúde São José, no Humaitá, e chegou a ser entubado há duas semanas.

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra em visita a Bruxelas, divulgou uma nota de pesar nas redes sociais, afirmando que o artista foi um dos “génios da música brasileira”.

“Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre, foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país, com composições que correram o mundo”, frisou Lula da Silva.

“João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo”, concluiu.

Pianista, compositor e cantor, João Donato foi, na década de 1950, um dos precursores da bossa nova, um  movimento da música popular brasileira mundialmente conhecido que tem forte influência do samba ‘carioca’ e do jazz.

Na década seguinte, Donato deixou-se seduzir também pela música afro-cubana, impondo-se posteriormente como um autor incontornável da Música Popular Brasileira (MPB).

Ao longo de 74 anos de carreira, o músico tocou com artistas como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery.

Em 2000, foi contemplado com o prémio Shell de Música pelo conjunto da obra. Três anos depois, ganhou o prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 2004, foi contemplado com o prémio Tim pelo disco “Emílio Santiago encontra João Donato”.

Em 2019, o artista brasileiro apresentou, em Lisboa, “Donato Elétrico”, álbum em que voltou aos pianos elétricos ‘vintage’ e sintetizadores analógicos.

Aquela foi a sua terceira atuação em Portugal. Em 2009, passou pela Casa da Música (com Emílio Santiago e Joyce) e em 2013 apresentou-se no Espaço Brasil, da Lx Factory, em quarteto.

Últimas de Cultura

A residência da fadista Mísia (1955-2024) em Lisboa vai acolher artistas de diversas áreas, e alguns objetos pessoais vão a leilão em novembro, divulgou hoje a Fundação Kees Eijrond.
"O Fantasma da Ópera" é uma das produções mais vistas de sempre e estará disponível de 15 a 27 de outubro no Campo Pequeno.
O Fundão promove, de 18 a 20 de outubro, a primeira edição do Festival Amália Rodrigues, com 40 músicos, para descentralizar o fado e homenagear uma filha da terra, onde a fadista tem as raízes.
A Associação Portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), num momento de mudança, festeja 30 anos em outubro, com debates, uma exposição e fado por António Rocha e Elsa Laboreiro, entre outros.
Dar a conhecer música nova continua a ser o que, ao fim de 20 anos, move os criadores do Out.Fest - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, cuja 20.ª edição começa na quarta-feira naquela cidade.
A cineasta portuguesa Laura Carreira foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização, no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha, pela longa-metragem de estreia "On Falling", ex-aequo com Pedro Martín-Calero, por "El llanto".
O instituto Património Cultural iniciou na terça-feira a consulta pública sobre a decisão de inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a Romaria de S. Bento do Cando, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.
O Agrupamento de Escolas de Mogadouro iniciou a um projeto-piloto na área do ensino da segunda língua oficial em Portugal, com a criação de um "Clube de Língua Mirandesa", disse hoje à Lusa a diretora deste organismo.
A Festa do Outono regressa no próximo fim de semana a Serralves, no Porto sob os temas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, com centenas de atividades gratuitas para todos os públicos.
A nova temporada do Teatro Nacional São João, no Porto, a decorrer até dezembro, traz seis estreias absolutas e arranca esta quarta-feira, no Teatro Carlos Alberto, com a estreia do monólogo “Homens Hediondos”, de David Foster Wallace.