Teatro José Lúcio da Silva anuncia 25 espetáculos em Leiria este ano

© D.R.

Teatro, música, dança e cine-concertos estão entre as 25 propostas agendadas entre setembro e o fim do ano no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), em Leiria, anunciou a gestão da sala.

O último terço de 2023 arranca com uma produção que o TJLS leva ao Castelo de Leiria: “Entremundos”, performance de teatro físico e objetos e formas animadas com marionetas de grande dimensão da PIA.

Em 13 de setembro, no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, o TJLS apresenta “O homúnculo”, que leva a palco as palavras de Natália Correia, com encenação de Sara Gonçalves, num espetáculo que funde teatro, audiovisual e multimédia.

“O rei zarolho”, comédia negra escrita e encenada por Marc Crehuet, chega a Leiria no dia 21 de setembro, enquanto “Vi o Ayrton Senna morrer nos olhos do meu irmão” junta no palco do TJLS a Orquestra Filarmonia das Beiras e a encenação de Bruno Reis (dia 23).

A programação prevista para setembro termina no dia 29, com as marionetas de “Lições de voo”, criação de Isabel Barros sobre “a poética do ar, dos sonhos e do voo”, um espetáculo com Língua Gestual Portuguesa.

Para outubro, promete-se no primeiro dia, para comemorar o Dia Mundial da Música, um concerto de Tiago Bettencourt com uma banda que junta músicos da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria.

Os atores Carlos Cunha, Nuno Pires e Erika Mota interpretam em Leiria a comédia “O último fecha a porta”, no dia 06 de outubro.

No dia 07, o TJLS acolhe mais um concerto do Ciclo Mendelssohn, este com direção do maestro convidado Jan Wierzba, que dirige a Orquestra Filarmonia das Beiras, e o pianista Jorge Moyano.

A combinação entre teatro e música volta ao TJLS em 14 de outubro, com “Montanha-russa”, espetáculo de Miguel Fragata e Inês Barahona, a que se juntam Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, dos Clã.

O tempo é central em “Time”, que a coreógrafa Aldara Bizarro criou para o Teatrão, e que chega a Leiria em 20 de outubro. Espetáculo também com Língua Gestual Portuguesa.

“Mãe”, novo disco de Cristina Branco, é apresentado ao vivo no TJLS no dia 21 de outubro, mês que termina com “O meu amigo H.”, com encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu, no dia 27, integrado no festival Acaso.

“Peça para dois atores”, de Tennessee Williams, coloca em cena em Leiria, a 02 de novembro, Luísa Cruz e Miguel Guilherme, numa encenação de Diogo Infante sobre saúde mental e confinamento forçado.

Em novembro, o TJLS promove o ciclo de cine-concertos “Salão Piolho”: “A paixão de Joana d’Arc”, de Carl Th. Dreyes musicado por Diogo Vida no Centro de Diálogo Intercultural – Igreja da Misericórdia, no dia 03; “Os lobos”, de Rino Lipo, com música de Bicho Carpinteiro, no Teatro Miguel Franco, no dia 04; e “O garoto de Charlot”, de Charles Chaplin, acompanhado por O Gajo, no TJLS, no dia 05.

Em 04 de novembro, a Orquestra Jazz de Leiria apresenta-se no TJLS com um novo convidado, Tatanka.

O ‘stand-up comedy’ também integra a programação da sala, com sessão de “E agora?”, de Afonso Padilha, no dia 15 de novembro.

O Misty Fest tem também uma extensão a Leiria, para dois concertos na noite do dia 18 de novembro no TJLS: Wim Mertens e Francisco Sassetti.

No dia seguinte há mais música, com “Cordas sopradas – O quarteto de cordas”, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.

“Maçã de Adão” encerra com dança o novembro do TJLS, no dia 30, numa criação com assinatura de Jonas & Lander.

A comemorar 25 anos, o projeto Concertos para Bebés dá um espetáculo especial de Natal em 03 de dezembro no TJLS, com o coro Schola no Coração como convidado. Será uma produção especial para bebés com necessidades especiais.

“Tango passion” junta música e dança no palco da sala de Leiria em 06 de dezembro, com presença do bandeónero Walter Hidalgo e o seu quarteto.

A nova comédia de Aldo Lima e José Pedro Gomes, “Pela ponta do nariz”, encenada por Ricardo Neves-Neves, é interpretada em Leiria a 16 de dezembro.

A programação de 2023 encerra com o concerto de Carolina Deslandes, a 21 de dezembro, inspirado no mais recente disco, “Caos”.

Últimas de Cultura

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.
Um coro constituído por doentes oncológicos e seus cuidadores está em embrião em Braga, sendo o seu principal objetivo combater o isolamento de quem lida de perto com o cancro, foi anunciado esta segunda-feira.
A Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (CEPE), realiza, durante todo o ano letivo, a 1.ª edição das tertúlias infantojuvenis "Entreler as Entrelinhas" para promover a língua portuguesa e os hábitos de leitura.
Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.
A Câmara do Funchal anunciou, na segunda-feira, que vai candidatar a calçada madeirense ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, considerando essencial preservar os saberes e técnicas associados ao ofício, que utiliza pedras recolhidas nas praias e ribeiras da região.
Várias personalidades da cultura estão entre os primeiros subscritores de uma petição pública que pede "a continuidade" do projeto de reconversão da antiga Manutenção Militar em Lisboa, entregue ao anterior Governo.
Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.