Programa de Capacitação de Agricultores com 2 milhões em formação

© D.R.

O Programa de Capacitação dos Agricultores para Desempenho Sustentável das Explorações, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá chegar a 2.000 explorações açorianas até 2025, com uma dotação de 2,1 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota de imprensa publicada no ‘site’ do Governo dos Açores, a informação foi avançada pelo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Pico, onde acrescentou que o executivo (PSD/CDS-PP/PPM) está a colocar “em marcha” o programa, que será executado “até final de 2025”.

António Ventura, citado na nota, explicou que esta medida prevê “um conjunto alargado e diverso de ações de transferência de conhecimentos e de informação” para capacitar e aconselhar os produtores e trabalhadores agrícolas nas principais fileiras agrícolas regionais e deverá atingir “2.000 explorações agrícolas até 2025”.

“O Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico é o primeiro a avançar com esta ação, neste caso em concreto, com uma formação de ‘Introdução à Vitivinicultura'”, que tem início hoje e decorre até 21 de julho, na Madalena, adiantou o governante.

E, “até dezembro, irão decorrer formações de diversas temáticas, de acordo com as necessidades de formação dos agricultores em cada uma das ilhas”, acrescentou.

De acordo com António Ventura, “estas ações vão focar-se na especificidade da produção agrícola de cada ilha, no âmbito da gestão eficiente e sustentável das explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais, climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”.

O secretário regional adiantou que, para 2023, estão alocados 250 mil euros para esta medida, sendo que os Serviços de Desenvolvimento Agrário do arquipélago já identificaram as necessidades nas suas ilhas e fundamentaram propostas de planos de intervenção em formação profissional, num total de 58 ações de formação e num investimento de 108 mil euros.

Além destas formações, indicou António Ventura, a Direção Regional da Agricultura, a entidade formadora certificada e a responsável pela aplicação desta medida, prevê ainda “o desenvolvimento de diversas ações externas até ao final do ano, quer para produtores, como para os técnicos que dão apoio à produção”.

O Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis é uma medida do Relançamento Económico da Agricultura Açoriana, no âmbito do PRR, com enfoque na promoção da convergência económica e da resiliência das economias.

O objetivo é assegurar “o crescimento sustentável de longo prazo e para responder aos desafios da dupla transição para uma sociedade mais ecológica e digital”, lê-se na nota de imprensa.

Últimas de Economia

Os pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram a barreira dos 10.000 milhões de euros na última semana, com as empresas a manterem-se na liderança, segundo o último relatório de monitorização.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.
O montante investido em certificados de aforro voltou a aumentar em outubro, em termos homólogos, para 39.387 milhões de euros, um crescimento de 15,4% em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
A intensidade energética da economia situou-se em 3,7 MJ/euro em 2023, traduzindo uma redução de 6,4% face a 2022, o resultado mais baixo da série disponível, anunciou hoje o Instituto Nacional e Estatística (INE).
O escândalo da privatização da TAP volta a rebentar: o Ministério Público constituiu quatro arguidos por suspeitas de que a companhia aérea foi comprada… com o próprio dinheiro da TAP. A operação 'Voo TP789' desencadeou 25 buscas explosivas e está a abalar o setor da aviação nacional.
A taxa de inflação homóloga fixou-se, em outubro, nos 2,1% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, indicando que na União Europeia (UE) foi de 2,5%, com Portugal a apresentar a sexta menor (2,0%).
A Polícia Judiciária realizou hoje várias buscas no âmbito da privatização da TAP em 2015.
O Conselho Económico e Social (CES) considera "insuficiente o grau de clareza" das transferências internas da Segurança Social e recomenda que a Conta Geral do Estado (CGE) "passe a incluir dados detalhados" sobre a Caixa Geral de Aposentações (CGA).
O Banco Central Europeu (BCE) considerou que dez bancos importantes da zona euro tinham em 2025 provisões insuficientes para cobrir os riscos de exposições a crédito malparado, menos oito bancos que na revisão supervisora de 2024.