Cerca de 30 mil pessoas retiradas no norte do Vietname devido ao tufão Talim

© D.R.

As autoridades vietnamitas retiraram cerca de 30 mil pessoas de suas casas no norte do país, devido à passagem do tufão Talim, que tocou terra no sul da China na segunda-feira à noite.

As províncias de Quang Ninh, Thai Binh e Nam Dinh, no norte, proibiram hoje a saída dos barcos de pesca e suspenderam os serviços dos navios de passageiros, de acordo com o portal de notícias Vietnam+.

Os serviços de emergência disseram esperar que o Talim provoque grandes inundações em diferentes áreas da região norte devido à forte precipitação provocada pelo tufão, um dos mais fortes a atingir o norte do Vietname nos últimos anos.

As fortes chuvas também acarretam o risco de aluimentos de terras, alertaram.

O Talim aumentou de intensidade e, na segunda-feira à noite, atingiu a cidade de Zhanjiang, na província de Guangdong, com rajadas de vento superiores a 135 quilómetros por hora, indicou o serviço de meteorologia regional chinês.

As autoridades chinesas emitiram alertas de inundações, cancelaram voos e comboios e retiraram milhares de pessoas antes da chegada do Talim, o primeiro tufão a atingir a China este ano.

Em Macau, o Talim obrigou as autoridades locais a emitir o sinal 8 da escala de alertas de tempestades tropicais. Esta escala é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

A principal época de inundações na China ocorre normalmente entre o final de julho e o início de agosto, período durante o qual se regista normalmente um aumento da atividade dos ciclones tropicais, especialmente durante a estação seca.

Últimas do Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).