Lucros da Ryanair mais do que triplicam no 1.º trimestre do ano fiscal

© Ryanair

A companhia aérea irlandesa ‘low.cost’ Ryanair obteve um lucro líquido de 663 milhões de euros no primeiro trimestre do seu ano fiscal (abril-junho), mais 290% do que no mesmo período de 2022.

A empresa com sede em Dublin atribuiu hoje a recuperação dos lucros ao “forte” aumento da atividade durante a Semana Santa e às festividades da coroação do rei Carlos III no Reino Unido, em maio passado.

Da mesma forma, a Ryanair superou da queda no tráfego de passageiros e na venda de passagens que o setor registou após a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, que reduziu o lucro no primeiro trimestre daquele ano para 170 milhões de euros.

A companhia aérea indicou hoje que transportou 50,4 milhões de passageiros entre abril e junho, mais 11% do que em período homólogo, enquanto o ‘load factor’, que mede a percentagem de lugares ocupados em cada voo, subiu três pontos percentuais, para 95%.

Da mesma forma, a companhia aérea líder da Europa no setor ‘low-cost’ elevou as suas receitas para 3.650 milhões de euros, 40% mais do que no primeiro trimestre deste ano fiscal, que terminou a 31 de março.

Neste sentido, as receitas por passageiro aumentaram 27% no mesmo período, depois de a tarifa média ter encarecido 42%, até aos 49 euros, e de as receitas acessórias — como o embarque prioritário ou o consumo a bordo – cresceram 4%.

Pelo contrário, os custos da companhia aérea subiram 23%, para 2.940 milhões de euros, devido, sobretudo, ao preço do combustível e ao aumento dos custos com pessoal e das taxas das operações de controlo de tráfego.

No entanto, a Ryanair adiantou que tem as suas necessidades de combustível cobertas pois adquiriu 85% antecipadamente para este ano, ao preço de 89 dólares o barril.

O presidente executivo da empresa, Michael O’Leary, acrescentou no comunicado hoje divulgado que espera atingir um tráfego de passageiros de aproximadamente 183,5 milhões de pessoas até março do próximo ano, mais 9%, embora estimativas anteriores o situassem nos 185 milhões.

O gestor alertou que a companhia aérea pode ficar aquém das expectativas iniciais devido a atrasos na entrega de aeronaves por parte da fabricante norte-americana Boeing na “primavera e outono de 2023”.

O’Leary garantiu que este fator, aliado à “volatilidade” do preço dos combustíveis e ao “risco de quebra de consumo neste inverno”, impede a empresa de fazer previsões económicas para a segunda metade do ano fiscal.

No entanto, declarou que a Ryanair está “cautelosamente otimista” quanto a um aumento “modesto” do seu lucro líquido face ao último ano fiscal, em que arrecadou 1.428 milhões de euros.

Últimas de Economia

A CP vai ser compensada em 18,9 milhões de euros anuais, via contrato de serviço público com o Estado, pelo Passe Ferroviário de 20 euros, segundo o documento que o Governo apresenta hoje, a que a Lusa teve acesso.
A Comissão Europeia conseguiu hoje apoio dos Estados-membros da União Europeia para avançar com tarifas de compensação de até 36,3% às fabricantes de carros elétricos chineses no espaço comunitário por concorrência desleal, apesar do voto contra da Alemanha.
O índice mundial de preços dos alimentos básicos calculado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) registou em setembro o maior aumento em 18 meses, especialmente para o açúcar, informou hoje a agência.
A taxa de poupança das famílias na zona euro subiu para 15,7% no segundo trimestre, mas a de investimento recuou para 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo em conta os marcos, metas e os fundos recebidos, é inferior à média da área do euro, mas a aprovação do sexto pedido de desembolso pode equilibrar as contas.
O preço do barril de petróleo subia após uma declaração do Presidente norte-americano, Joe Biden, a dar conta de "conversações" com Israel sobre eventuais ataques a instalações petrolíferas iranianas.
O preço das casas aumentou, no segundo trimestre, 1,3% na zona euro e 2,9% na União Europeia, face ao período homólogo, e Portugal registou a segunda maior subida em cadeia (3,9%), divulga hoje o Eurostat.
Os fogos licenciados em construções novas recuaram 4,8% até julho em termos homólogos, tendo as licenças para construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais caído 2,7% e o consumo de cimento aumentado 3,9%, segundo a AICCOPN.
O novo crédito à habitação foi de 1.545 milhões de euros em agosto, o valor mais elevado desde março de 2022, divulgou hoje o Banco de Portugal.
O Tribunal Geral da União Europeia, primeira instância, rejeitou hoje um recurso da Pharol que pedia a anulação de uma multa de 12 milhões de euros aplicada pela Comissão Europeia à antiga Portugal Telecom por cláusula contratual ilegal.