Quase três dezenas de concelhos do país em risco máximo de incêndio

© D.R.

Vinte e sete concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No distrito de Faro, os concelhos de Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Portimão e Monchique continuam em risco máximo de incêndio, o mesmo nível que se verifica nos concelhos alentejanos de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa e Gavião, todos no distrito de Portalegre.

Na região Centro, estão em perigo máximo os concelhos de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), bem como os concelhos de Mação, Sardoal, Abrantes, Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere (Santarém), e o da Guarda (capital de distrito).

Em perigo muito elevado está grande parte do interior norte e do restante território do centro do país (municípios dos distritos de Vila Real, Bragança, Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Santarém), e ainda alguns concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa, Beja, Portalegre e Faro.

O IPMA alerta ainda para o perigo elevado de incêndio em praticamente todo o restante Alentejo e em municípios dos distritos de Aveiro, Porto e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, já se registaram mais de 4.992 ocorrências de fogo, que afetaram mais de 10.500 hectares de espaços rurais.

Segundo o IPMA, o distrito de Faro permanece hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de temperaturas muito elevadas, que podem chegar aos 35 graus Celsius (ºC).

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 23ºC em Aveiro e os 37ºC em Évora, ao passo que as temperaturas mínimas vão andar entre os 14ºC em Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real e Viseu.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, com vento por vezes forte, uma descida da temperatura mínima a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral, e uma pequena subida da temperatura máxima, exceto no litoral centro e sul.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.