Quase três dezenas de concelhos do país em risco máximo de incêndio

© D.R.

Vinte e sete concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No distrito de Faro, os concelhos de Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Portimão e Monchique continuam em risco máximo de incêndio, o mesmo nível que se verifica nos concelhos alentejanos de Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa e Gavião, todos no distrito de Portalegre.

Na região Centro, estão em perigo máximo os concelhos de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), bem como os concelhos de Mação, Sardoal, Abrantes, Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere (Santarém), e o da Guarda (capital de distrito).

Em perigo muito elevado está grande parte do interior norte e do restante território do centro do país (municípios dos distritos de Vila Real, Bragança, Coimbra, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Santarém), e ainda alguns concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa, Beja, Portalegre e Faro.

O IPMA alerta ainda para o perigo elevado de incêndio em praticamente todo o restante Alentejo e em municípios dos distritos de Aveiro, Porto e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, já se registaram mais de 4.992 ocorrências de fogo, que afetaram mais de 10.500 hectares de espaços rurais.

Segundo o IPMA, o distrito de Faro permanece hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de temperaturas muito elevadas, que podem chegar aos 35 graus Celsius (ºC).

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 23ºC em Aveiro e os 37ºC em Évora, ao passo que as temperaturas mínimas vão andar entre os 14ºC em Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real e Viseu.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, com vento por vezes forte, uma descida da temperatura mínima a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral, e uma pequena subida da temperatura máxima, exceto no litoral centro e sul.

Últimas do País

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por conduzirem com níveis de álcool no sangue considerados crime nos primeiros oito dias das operações Natal e Ano Novo da GNR e PSP, anunciaram as corporações.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve ontem em Lisboa o jovem alemão de 19 anos suspeito do triplo homicídio ocorrido na terça-feira em São Vicente, Cabo Verde, que vitimou o seu pai e a mulher e enteada deste.
Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã de hoje mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).