Apreendidos 462 quilos de cocaína na Costa Rica com destino a Portugal

©D.R.

As autoridades da Costa Rica apreenderam 462 quilos de cocaína que estavam num contentor com fruta destinada a exportação e que tinha Portugal como destino, divulgou hoje o Ministério da Segurança Pública do país da América Central.

operação decorreu este domingo no cais de Gaston Kogan, localizado em Moín, província de Limón (Caraíbas), onde as autoridades descobriram o carregamento de droga escondido entre fruta fresca, que teria como destino o porto de Setúbal.

“É importante que mais uma vez a polícia costa-riquenha atue contra o narcotráfico, detenha os quilos de cocaína que seriam reexportados, enviados da Costa Rica para a Europa”, destacou ministro da Segurança Pública, Mario Zamora, em comunicado citado pela agência Efe.

A droga foi encontrada quando os agentes da Polícia de Controlo de Drogas (PCD) realizavam uma fiscalização no cais e detetaram várias embalagens suspeitas, nas quais se encontravam 462 quilos de cocaína, indicou o MSP.

Este cais é operado pela Junta de Administração Portuária e Desenvolvimento Económico da Encosta Atlântica (Japdeva), uma entidade estatal.

O principal porto da Costa Rica é o Terminal de Contentores de Moín, localizado na mesma província de Limón (Caraíbas) e operado sob concessão pela empresa internacional APM Terminals.

Naquele terminal de contentores, o governo instalou, a 13 de julho, dois ‘scanners’ para revistar toda a carga que entra e sai do porto, no âmbito de uma política de combate ao narcotráfico.

O tráfico de droga através de contentores intensificou-se nos últimos anos na Costa Rica, situação que levou o atual governo do Presidente Rodrigo Chaves a instalar os ‘scanners’.

Segundo as autoridades, a droga costuma chegar à Costa Rica em barcos provenientes da América do Sul, sendo que grupos criminosos locais encarregam-se de receber os carregamentos, armazená-los e depois introduzi-los em contentores de produtos legais, para despachá-los principalmente para a Europa.

Durante 2022, a PCD detetou pelo menos oito contentores com um total de 9,5 toneladas de cocaína, face aos 19 contentores com uma carga de 16,1 toneladas de cocaína apreendidos em 2021 e 17,1 toneladas em 17 contentores em 2020.

Em 2023, as autoridades encontraram pelo menos três contentores com cerca de 2,2 toneladas de cocaína.

Últimas do Mundo

O Papa Leão XIV recebeu hoje oito comunidades religiosas e de missionários em Castel Gandolfo, onde passa uns dias de descanso, e encorajou-os “a pensar em grande”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que Bruxelas continua disposta a negociar com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, após Donald Trump anunciar tarifas de 30%.
A Ucrânia afirmou hoje que a Rússia lançou quase 600 drones e disparou 26 mísseis de cruzeiro contra o país, fazendo dois mortos e 20 feridos, apesar de ter conseguido abater mais de metade dos drones e mísseis.
O Governo de França proibiu o uso de ecrãs digitais em creches e centros de educação, para crianças com menos de três anos, para as "proteger voluntariamente" destes estímulos "durante os primeiros anos de vida".
O chefe da diplomacia da Rússia, Sergei Lavrov, reconheceu hoje o envolvimento de soldados norte-coreanos na "libertação da região de Kursk" e descreveu-o como prova da "irmandade inquebrável" entre os dois países.
Uma operação internacional contra o tráfico de pessoas levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou hoje a Interpol.
Um agente dos serviços secretos da Ucrânia (SBU) foi hoje morto a tiro em Kiev, anunciou o próprio organismo, numa ocorrência considerada rara, mesmo em contexto de guerra.
A Força Aérea ucraniana disse hoje que a Rússia lançou, durante a última noite, o maior ataque com ‘drones’ e mísseis desde o início da invasão em 2022.
A Proteção Civil da Faixa de Gaza informou hoje que pelo menos 20 pessoas foram mortas, incluindo seis crianças, em dois ataques aéreos lançados esta madrugada por Israel contra o território palestiniano.
Cerca de 20 aeronaves de guerra chinesas sobrevoaram hoje os arredores de Taiwan, um dia antes do início das manobras militares anuais do Exército taiwanês, conhecidas como Han Kuang, informaram fontes oficiais da ilha.