Adiada a reabertura de estrada em Manteigas devido ao mau tempo

© D.R.

A reabertura da estrada que liga Manteigas aos Piornos, na serra da Estrela, prevista para hoje, foi adiada devido à queda de pedras para a via durante o fim de semana.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal (IP) informou que “no seguimento das severas condições meteorológicas registadas no distrito da Guarda, em particular na região da serra da Estrela, será necessário adiar a reabertura da ER338 em Manteigas”.

A IP esclareceu que durante o fim de semana foram registadas algumas ocorrências que obrigam a trabalhos de monitorização e de limpeza da via, de forma a garantir novamente as condições de segurança neste troço, para que possa ser reaberto com a maior brevidade possível.

A reabertura daquele troço encerrado desde dezembro de 2022 estava agendada para as 09:00 de hoje.

Como a IP tinha explicado, a via foi alvo de uma intervenção nas últimas semanas para a implementação de uma solução provisória para permitir a reabertura ao trânsito automóvel.

A interdição foi consequência do grande incêndio ocorrido em 2022, que “agravou significativamente o risco de queda de pedras de grande dimensão sobre a plataforma da ER 338 entre Piornos e Manteigas”.

A IP adiantou estar em preparação “uma solução definitiva” em estreita articulação com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e demais entidades responsáveis pela área envolvente.

O incêndio na serra da Estrela deflagrou no dia 06 de agosto de 2022 em Garrocho, no concelho da Covilhã (distrito de Castelo Branco), e alastrou a outros concelhos da zona da serra da Estrela.

De acordo com os dados governamentais, este fogo consumiu 28 mil hectares do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), sendo que o Governo aprovou a declaração de situação de calamidade para este território.

Últimas do País

Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos Jogos Surdolímpicos, que hoje encerraram no Japão, na edição mais profícua de sempre, com destaque para Margarida Silva, André Soares e Joana Santos.
A reduzida autonomia dos Centros de Investigação Clínica e a falta de tempo nos planos curriculares das faculdades de medicina para integrar competências tecnológicas são os maiores desafios à inovação na saúde, conclui um relatório hoje divulgado.
A Comissão de Combate a Fraude no Serviço Nacional de Saúde será presidida por um magistrado e terá elementos permanentes da Polícia Judiciária, da Inspeção Geral da Saúde e das Finanças e do Infarmed, segundo a resolução hoje publicada.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o “alto risco de disseminação” da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.
O Tribunal da Relação de Évora (TRE) mandou hoje repetir o julgamento dos seis arguidos absolvidos no processo da derrocada da Estrada Municipal 255 (EM255), entre Borba e Vila Viçosa, que provocou, em 2018, cinco mortos.
Cerca de 25 507 pedidos de nacionalidade portuguesa solicitados nos vários postos consulares de Portugal encontram-se pendentes, devido à falta de recursos humanos, que o Governo espera resolver com a admissão de novos profissionais, segundo o Ministério da Justiça.
Os trabalhadores sobrequalificados com ensino superior recebiam em 2023, em média, menos 36,8% do que aqueles cujas funções correspondem ao seu nível de formação, segundo um estudo, que indica ainda que a precariedade se mantém "muito elevada" no privado.
A PSP deteve até outubro 4.384 condutores por excesso de álcool e registou 3.602 contraordenações pelo mesmo motivo, num total de 7.986 infrações, um “aumento considerável” face ao mesmo período de 2024.
A população de lince ibérico teve um "crescimento espetacular" na última década, mas a espécie continua ameaçada, alertou hoje o coordenador do programa de conservação do felino LIFE Lynx Connect, Javier Salcedo.
Apenas um terço das unidades locais de saúde e dos institutos de oncologia dispõe de uma estratégia definida para a inteligência artificial (IA) e foram detetadas “lacunas significativas” em áreas críticas como a cibersegurança.