Paredes transforma antiga escola primária em creche para 42 crianças

A antiga escola primária do Oural, em Paredes, vai ser transformada em creche com capacidade para 42 crianças, numa empreitada a lançar segunda-feira pelo município e pela misericórdia da cidade, foi hoje anunciado.

© D.R

obra vai custar cerca de meio milhão de euros e será realizada ao longo de 18 meses, no âmbito de uma candidatura ao Programa Pares 2.0 realizada pela instituição de solidariedade social, com o apoio do município.

Depois de concluído, o novo equipamento poderá acolher crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade.

À agência Lusa, o presidente da câmara assinalou que, também em setembro, será lançada outra empreitada, da mesma natureza, em Gandra. Em outubro, acrescentou Alexandre Almeida, avançará também uma obra semelhante, em Rebordosa.

“Há [no concelho] uma grande necessidade destes equipamentos”, admitiu, anunciando, a propósito, que vai ser submetida ao programa “PT 2030” uma candidatura para alargar a rede de creches municipais.

“Se tivermos outros apoios, nomeadamente para a construção de creches nos próprios centros escolares, por exemplo, vamos continuar com esta política de expansão das creches”, concluiu o presidente.

Últimas do País

Cerca de 170 estradas continuam hoje cortadas ao trânsito devido ao mau tempo, incluindo seis troços de autoestradas, e Coimbra é o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
As autoridades detiveram cinco pessoas e apreenderam armas e 1,5 toneladas de cocaína numa operação policial em Faro, Setúbal, Aveiro e Guarda, desmantelando uma organização criminosa transnacional, foi hoje divulgada.
O Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil, ativado a 01 de fevereiro, foi hoje desativado tendo em conta o desagravamento dos cenários de risco meteorológico e hidrológico, anunciou a Proteção Civil.
A situação das cheias no rio Tejo evolui de forma lenta mas gradual no Médio Tejo e na zona da Lezíria, mantendo-se o alerta amarelo ativo e várias estradas submersas.
O sul do país tem água armazenada que dá para “dois a três anos”, com todas as barragens “literalmente cheias”, afirmou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), admitindo que se podem bater recordes nacionais nas albufeiras.
Cerca de 4.500 clientes da E-Redes nas localidades afetadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuavam às 07:00 de hoje sem energia elétrica, segundo a empresa.
A ASAE instaurou dois processos-crime por venda de telhas acima do valor afixado nos concelhos da Batalha (Leiria) e Coimbra, indicou ontem a autoridade, que tem realizado várias ações de fiscalização nas zonas afetadas pelas tempestadas.
Seis distritos do litoral norte e centro estão atualmente sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, disse esta sexta-feira, 20 de fevereiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Pelo menos 157 escolas estiveram encerradas na sequência das tempestades que atingiram Portugal nas últimas semanas, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Missão Escola Pública em que 81 agrupamentos relatam ter sido afetos pelo mau tempo.
O rebentamento do dique dos Casais, em Coimbra, provocou prejuízos de mais de dois milhões de euros nas instalações de uma empresa centenária de produção de plantas ornamentais, cuja reabertura será difícil este ano.