Sete ilhas dos Açores com aviso laranja na quinta-feira devido a chuva

As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso laranja na quinta-feira, devido a precipitação forte e trovoada, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R

Em comunicado, o IPMA – que anteriormente tinha emitido avisos amarelos para estas ilhas – referiu que as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) vão estar com aviso laranja entre as 06h00 e as 18h00 de quinta-feira, dia em que também vão estar com aviso amarelo entre as 00h00 e as 06h00 e das 18h00 às 24:00.

Já o grupo Central do arquipélago (Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa) vai estar sob aviso laranja entre as 09h00 e as 18h00. Ainda na quinta-feira, entre as 00h00 e as 09h00 de quinta-feira e das 18h00 às 24h00 estas ilhas vão estar sob aviso amarelo.

O grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) vai estar com aviso amarelo entre as 12h00 e as 24h00 de quinta-feira.

Os avisos nos Açores devem-se à “precipitação localmente forte, acompanhada de trovoada”, devido aos efeitos do furacão Margot.

O ciclone tropical não deverá atravessar a região, mas irá provocar uma “banda de precipitação” que vai afetar o arquipélago, explica o IPMA.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O laranja (no meio da escala) indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

 

Últimas do País

O Tribunal de Évora condenou hoje a 23 anos e meio de prisão o homem que esteve a ser julgado pelos crimes de homicídio qualificado e aborto da companheira grávida de sete meses, em Borba.
Os sete guardas prisionais e o chefe da guarda alvo de processo disciplinar na sequência da fuga da prisão de Vale de Judeus são ouvidos em interrogatório pela inspeção na quarta-feira ao longo do dia.
O julgamento da Operação Marquês, que pela primeira vez senta um ex-primeiro-ministro no banco dos réus, José Sócrates, começa no dia 3 de julho, mais de uma década depois de conhecida a investigação, foi hoje anunciado.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançam na terça-feira a campanha “Viajar sem pressa”, que decorre até segunda-feira e visa alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão voltar a ser afetados na quarta-feira por uma nova depressão que vai trazer chuva por vezes forte e acompanhada por granizo e vento, disse à Lusa o meteorologista Pedro Sousa.
Dez distritos de Portugal continental entram progressivamente em aviso amarelo entre hoje à tarde e segunda-feira de manhã devido à previsão de chuva provocada pela depressão Laurence, anunciou hoje o IPMA.
Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e duas de Pediatria, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, estão hoje encerradas, segundo as escalas dos Serviços de Urgências do Serviço Nacional de Saúde.
Oito distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à chuva e quatro estarão sob aviso laranja devido à agitação marítima na segunda-feira, segundo o IPMA.
O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou a reclamação da TAP sobre a reintegração e pagamento de indemnizações a alguns tripulantes de cabine dispensados durante a pandemia, um processo que pode vir a custar milhões de euros à companhia aérea.
O julgamento do homem que confessou ter matado, em 2023, duas mulheres no Centro Ismaili, em Lisboa, entra hoje na reta final com a audição da última testemunha e a apresentação de alegações finais.