UE com novos critérios para rótulo ecológico em produtos de higiene

A Comissão Europeia adotou hoje novos critérios relativos ao rótulo ecológico da União Europeia (UE) para produtos de higiene absorventes e copos menstruais reutilizáveis, com limites mais apertados para emissões poluentes, garantindo que têm um impacto ambiental reduzido.

© D.R

Em comunicado, o executivo comunitário informa que adotou hoje “critérios atualizados de atribuição do rótulo ecológico da UE a produtos de higiene absorventes, reforçando as normas existentes para tampões, pensos higiénicos e fraldas, e propondo novos critérios para os copos menstruais reutilizáveis”.

Estes novos critérios “têm por objetivo garantir que os produtos de higiene absorventes e os copos menstruais que beneficiam do rótulo ecológico comunitário voluntário – o rótulo oficial da UE para a excelência ambiental – são de elevada qualidade e têm um impacto ambiental reduzido”, acrescenta a instituição.

Dos critérios atualizados fazem parte limites para os impactos no ar, na água, no solo e na biodiversidade, bem como relativos aos danos ou riscos relacionados com a utilização de produtos químicos, ao longo do ciclo de vida dos produtos.

“Por exemplo, para os produtos de higiene absorventes, são impostos limites rigorosos às emissões de poluentes atmosféricos e aquáticos provenientes da produção de felpa, bem como às emissões de dióxido de carbono”, precisa a Comissão Europeia.

Enquanto os requisitos relativos às fibras têm o intuito de promover o abastecimento a partir de florestas geridas de forma sustentável, são também introduzidas proibições para substâncias perigosas, como agentes antibacterianos, formaldeído, parabenos, desreguladores endócrinos e ftalatos.

Os tampões, pensos, fraldas e copos menstruais com o rótulo ecológico da UE também não contêm fragrâncias nem loções que possam causar alergias.

Além destes aspetos ambientais, os novos requisitos incluem critérios de aptidão ao uso, para garantir produtos de qualidade e verificação obrigatória por terceiros da responsabilidade social da empresa no local de fabrico no que diz respeito aos aspetos laborais, adianta Bruxelas.

O rótulo ecológico da UE foi criado para garantir aos consumidores europeus que o produto em causa preenche critérios ambientais rigorosos, sendo verificado por terceiros e reconhecido em todos os países da UE.

Atualmente, mais de 37 mil produtos vendidos no mercado europeu ostentam o rótulo ecológico da UE.

Para o obter, as empresas têm de se candidatar e pagar uma taxa inicial e anual.

Últimas do Mundo

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.
A associação de empresas de energia de Espanha (Aelec), que integram EDP, Endesa e Iberdrola, atribuiu hoje o apagão de abril à má gestão do operador da rede elétrica espanhola no controlo de flutuações e sobrecarga de tensão.
As companhias aéreas europeias, americanas e asiáticas suspenderam ou reduziram os voos para o Médio Oriente devido ao conflito entre Israel e o Irão e aos bombardeamentos dos EUA contra este último país.
O comandante chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirski, assegurou este domingo que as tropas ucranianas conseguiram travar o avanço russo na região nordeste de Sumi, recuperando a localidade de Andriivka e avançando na zona de Yunakivka.