UE com novos critérios para rótulo ecológico em produtos de higiene

A Comissão Europeia adotou hoje novos critérios relativos ao rótulo ecológico da União Europeia (UE) para produtos de higiene absorventes e copos menstruais reutilizáveis, com limites mais apertados para emissões poluentes, garantindo que têm um impacto ambiental reduzido.

© D.R

Em comunicado, o executivo comunitário informa que adotou hoje “critérios atualizados de atribuição do rótulo ecológico da UE a produtos de higiene absorventes, reforçando as normas existentes para tampões, pensos higiénicos e fraldas, e propondo novos critérios para os copos menstruais reutilizáveis”.

Estes novos critérios “têm por objetivo garantir que os produtos de higiene absorventes e os copos menstruais que beneficiam do rótulo ecológico comunitário voluntário – o rótulo oficial da UE para a excelência ambiental – são de elevada qualidade e têm um impacto ambiental reduzido”, acrescenta a instituição.

Dos critérios atualizados fazem parte limites para os impactos no ar, na água, no solo e na biodiversidade, bem como relativos aos danos ou riscos relacionados com a utilização de produtos químicos, ao longo do ciclo de vida dos produtos.

“Por exemplo, para os produtos de higiene absorventes, são impostos limites rigorosos às emissões de poluentes atmosféricos e aquáticos provenientes da produção de felpa, bem como às emissões de dióxido de carbono”, precisa a Comissão Europeia.

Enquanto os requisitos relativos às fibras têm o intuito de promover o abastecimento a partir de florestas geridas de forma sustentável, são também introduzidas proibições para substâncias perigosas, como agentes antibacterianos, formaldeído, parabenos, desreguladores endócrinos e ftalatos.

Os tampões, pensos, fraldas e copos menstruais com o rótulo ecológico da UE também não contêm fragrâncias nem loções que possam causar alergias.

Além destes aspetos ambientais, os novos requisitos incluem critérios de aptidão ao uso, para garantir produtos de qualidade e verificação obrigatória por terceiros da responsabilidade social da empresa no local de fabrico no que diz respeito aos aspetos laborais, adianta Bruxelas.

O rótulo ecológico da UE foi criado para garantir aos consumidores europeus que o produto em causa preenche critérios ambientais rigorosos, sendo verificado por terceiros e reconhecido em todos os países da UE.

Atualmente, mais de 37 mil produtos vendidos no mercado europeu ostentam o rótulo ecológico da UE.

Para o obter, as empresas têm de se candidatar e pagar uma taxa inicial e anual.

Últimas do Mundo

A Administração norte-americana ordenou na sexta-feira a paralisação das obras de um imenso projeto de parque eólico offshore na costa nordeste, apesar de já estar 80% concluído.
Mais de 1.200 suspeitos de crimes cibernéticos foram detidos pela Interpol entre junho e agosto em África, incluindo em Angola, com a participação das forças policiais de 18 países do continente e do Reino Unido.
A produtividade dos trabalhadores desce 2% a 3% por cada grau Celsius (ºC) acima dos 20°C, indica um relatório das Nações Unidas divulgado hoje, que assinala que tem aumentado a frequência e intensidade das situações de calor extremo.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, validou hoje o plano militar para a ocupação da Cidade de Gaza, ao mesmo tempo que aceitou reatar negociações com o grupo islamita palestiniano Hamas.
A Polónia enviou uma nota de protesto a Moscovo após a queda e explosão de um drone no leste do país, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, classificando o incidente como uma "provocação deliberada".
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de cerca de 20 países, incluindo Portugal, e a chefe da diplomacia europeia instaram hoje Israel a “reverter imediatamente” o plano “inaceitável” de construir novos colonatos junto a Jerusalém.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que pediu ao chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, para convencer a Hungria a desbloquear o processo de adesão da Ucrânia na União Europeia.
O Uganda fechou um acordo com os Estados Unidos para receber migrantes deportados sob a condição destes não terem antecedentes criminais e não serem menores desacompanhados, informaram hoje as autoridades.
A Força Aérea Ucraniana disse hoje que a Rússia lançou 574 ‘drones’ e disparou 40 mísseis contra a Ucrânia durante a noite de quarta-feira, tendo provocado a morte de uma pessoa na zona ocidental do país.
O papa pediu hoje, na audiência pública semanal, perante milhares de pessoas, que sexta-feira seja um dia de jejum e de oração pela paz.