UE com novos critérios para rótulo ecológico em produtos de higiene

A Comissão Europeia adotou hoje novos critérios relativos ao rótulo ecológico da União Europeia (UE) para produtos de higiene absorventes e copos menstruais reutilizáveis, com limites mais apertados para emissões poluentes, garantindo que têm um impacto ambiental reduzido.

© D.R

Em comunicado, o executivo comunitário informa que adotou hoje “critérios atualizados de atribuição do rótulo ecológico da UE a produtos de higiene absorventes, reforçando as normas existentes para tampões, pensos higiénicos e fraldas, e propondo novos critérios para os copos menstruais reutilizáveis”.

Estes novos critérios “têm por objetivo garantir que os produtos de higiene absorventes e os copos menstruais que beneficiam do rótulo ecológico comunitário voluntário – o rótulo oficial da UE para a excelência ambiental – são de elevada qualidade e têm um impacto ambiental reduzido”, acrescenta a instituição.

Dos critérios atualizados fazem parte limites para os impactos no ar, na água, no solo e na biodiversidade, bem como relativos aos danos ou riscos relacionados com a utilização de produtos químicos, ao longo do ciclo de vida dos produtos.

“Por exemplo, para os produtos de higiene absorventes, são impostos limites rigorosos às emissões de poluentes atmosféricos e aquáticos provenientes da produção de felpa, bem como às emissões de dióxido de carbono”, precisa a Comissão Europeia.

Enquanto os requisitos relativos às fibras têm o intuito de promover o abastecimento a partir de florestas geridas de forma sustentável, são também introduzidas proibições para substâncias perigosas, como agentes antibacterianos, formaldeído, parabenos, desreguladores endócrinos e ftalatos.

Os tampões, pensos, fraldas e copos menstruais com o rótulo ecológico da UE também não contêm fragrâncias nem loções que possam causar alergias.

Além destes aspetos ambientais, os novos requisitos incluem critérios de aptidão ao uso, para garantir produtos de qualidade e verificação obrigatória por terceiros da responsabilidade social da empresa no local de fabrico no que diz respeito aos aspetos laborais, adianta Bruxelas.

O rótulo ecológico da UE foi criado para garantir aos consumidores europeus que o produto em causa preenche critérios ambientais rigorosos, sendo verificado por terceiros e reconhecido em todos os países da UE.

Atualmente, mais de 37 mil produtos vendidos no mercado europeu ostentam o rótulo ecológico da UE.

Para o obter, as empresas têm de se candidatar e pagar uma taxa inicial e anual.

Últimas do Mundo

A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.