Ataque ao maior banco da China perturba transações no mercado do Tesouro dos EUA

Uma empresa de serviços financeiros do maior banco da China afirma ter sido afetada por um ciberataque que paralisou parte das operações e que terá perturbado as transações no mercado do Tesouro dos Estados Unidos.

© D.R.

A subsidiária Serviços Financeiros do Banco Comercial e Industrial da China (ICBC, na sigla em inglês) gere transações e outros serviços para instituições financeiras.

Em comunicado, publicado hoje no seu portal oficial, a empresa refere que o ataque desta semana perturbou algumas das suas operações, mas que desativou partes dos sistemas afetados para limitar o impacto.

Este tipo de ataque bloqueia o utilizador de aceder aos seus ficheiros ou dispositivo, e depois exige um pagamento anónimo para restaurar o acesso.

A empresa, com sede em Nova Iorque, disse que está a investigar o incidente e que comunicou o problema às autoridades.

Todas as transações de títulos da dívida norte-americana executadas na quarta-feira e as transações de financiamento com acordo de recompra na quinta-feira foram autorizadas, disse a empresa.

A subsidiária do ICBC afirmou que os sistemas bancários, de correio eletrónico e outros sistemas não foram afetados.

Segundo o jornal britânico Financial Times, a Associação da Indústria de Valores Mobiliários e dos Mercados Financeiros comunicou pela primeira vez aos seus membros, na quarta-feira, que a ICBC Financial Services tinha sido atingida por um ataque de ‘ransomware’.

O ataque impediu a empresa de liquidar as transações do Tesouro em nome de outros participantes no mercado, de acordo com comerciantes e bancos. Algumas transações de ações foram também afetadas.

Segundo o Financial Times, os investidores, incluindo fundos e gestores de ativos, reencaminharam as transacções devido à perturbação e o ataque teve algum efeito na liquidez do mercado do Tesouro, mas não prejudicou o funcionamento geral do mercado.

A empresa não forneceu mais pormenores, mas informação divulgada pela imprensa internacional refere que o ataque foi perpetrado pelo LockBit, um grupo de pirataria de língua russa que não visa os antigos países soviéticos.

É uma dos grupos mais eficientes, de acordo com a empresa de segurança cibernética Emsisoft. Ativo desde setembro de 2019, o grupo já atacou milhares de organizações.

Últimas do Mundo

A OpenAI está a trabalhar num novo sistema para o ChatGPT identificar automaticamente quando está a interagir com um adolescente ou menor de idade, de forma a ativar uma experiência adequada à sua idade e bloquear conteúdo impróprio.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.