Ataque ao maior banco da China perturba transações no mercado do Tesouro dos EUA

Uma empresa de serviços financeiros do maior banco da China afirma ter sido afetada por um ciberataque que paralisou parte das operações e que terá perturbado as transações no mercado do Tesouro dos Estados Unidos.

© D.R.

A subsidiária Serviços Financeiros do Banco Comercial e Industrial da China (ICBC, na sigla em inglês) gere transações e outros serviços para instituições financeiras.

Em comunicado, publicado hoje no seu portal oficial, a empresa refere que o ataque desta semana perturbou algumas das suas operações, mas que desativou partes dos sistemas afetados para limitar o impacto.

Este tipo de ataque bloqueia o utilizador de aceder aos seus ficheiros ou dispositivo, e depois exige um pagamento anónimo para restaurar o acesso.

A empresa, com sede em Nova Iorque, disse que está a investigar o incidente e que comunicou o problema às autoridades.

Todas as transações de títulos da dívida norte-americana executadas na quarta-feira e as transações de financiamento com acordo de recompra na quinta-feira foram autorizadas, disse a empresa.

A subsidiária do ICBC afirmou que os sistemas bancários, de correio eletrónico e outros sistemas não foram afetados.

Segundo o jornal britânico Financial Times, a Associação da Indústria de Valores Mobiliários e dos Mercados Financeiros comunicou pela primeira vez aos seus membros, na quarta-feira, que a ICBC Financial Services tinha sido atingida por um ataque de ‘ransomware’.

O ataque impediu a empresa de liquidar as transações do Tesouro em nome de outros participantes no mercado, de acordo com comerciantes e bancos. Algumas transações de ações foram também afetadas.

Segundo o Financial Times, os investidores, incluindo fundos e gestores de ativos, reencaminharam as transacções devido à perturbação e o ataque teve algum efeito na liquidez do mercado do Tesouro, mas não prejudicou o funcionamento geral do mercado.

A empresa não forneceu mais pormenores, mas informação divulgada pela imprensa internacional refere que o ataque foi perpetrado pelo LockBit, um grupo de pirataria de língua russa que não visa os antigos países soviéticos.

É uma dos grupos mais eficientes, de acordo com a empresa de segurança cibernética Emsisoft. Ativo desde setembro de 2019, o grupo já atacou milhares de organizações.

Últimas do Mundo

Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.