Chegam 1.200 migrantes à ilha italiana de Lampedusa nas últimas 24 horas

Cerca de 1.200 migrantes chegaram nas últimas 24 horas à pequena ilha italiana de Lampedusa, levando a nova sobrelotação do centro de acolhimento, com mais de 1.400 pessoas.

© Facebook Open Arms

A Guarda Costeira italiana resgatou, durante terça-feira, várias pequenas embarcações, enquanto um outro barco, com 43 sudaneses, conseguiu chegar autonomamente a uma das enseadas da ilha.

Durante a noite, desembarcaram mais 394 migrantes, que tinham sido intercetados pelos barcos de patrulha da Capitania dos Portos, da Guardia di Finanza e por um barco da Frontex, a agência europeia de controlo das fronteiras.

Ao todo, 1.202 migrantes chegaram nas últimas 24 horas, de acordo com os meios de comunicação social, tendo partido de Sfax, na Tunísia, e de Sabratha e Zuara, na Líbia.

Durante a madrugada, o navio da organização não-governamental (ONG) SOS Mediterranee, o Ocean Viking, também chegou ao porto de Ortona, na região central de Abruzzo, com 128 migrantes resgatados em três operações ao largo da costa da Líbia, nos últimos dias.

Como já aconteceu noutras ocasiões, a ONG denunciou a atribuição de um porto distante pelas autoridades italianas para que os migrantes tivessem de enfrentar “três dias inúteis de navegação”.

Com estas novas chegadas, o centro de acolhimento da ilha, com capacidade para cerca de 300 pessoas, acolhe 1.430 migrantes, tendo começado as operações para os transferir para outros locais em Itália.

De acordo com os dados atualizados na terça-feira pelo Ministério do Interior, 147.239 migrantes chegaram à costa italiana, contra 92.881 no mesmo período do ano passado.

Últimas do Mundo

O Papa Francisco vai receber alta hospitalar no domingo, após 37 dias de internamento no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios, anunciou hoje um dos médicos que o acompanha.
O aeroporto londrino de Heathrow vai reabrir parcialmente hoje e deverá estar a funcionar em pleno no sábado, anunciou a administração, pedindo aos passageiros que confirmem os voos junto das respetivas companhias aéreas.
As autoridades brasileiras realizaram hoje uma operação policial contra um grupo dedicado ao tráfico internacional de armas suspeito de enviar cerca de duas mil espingardas para o Comando Vermelho, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro.
A Meta anunciou hoje a incorporação do seu 'chatbot' de inteligência artificial (IA) nas suas plataformas em 41 países europeus a partir desta semana, apesar dos "complexos sistemas regulatórios" da União Europeia.
O Comité de Ministros do Conselho da Europa recebeu 20 novos casos de Portugal em 2024 para supervisão de execução de decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, havendo casos pendentes há mais de cinco anos, incluindo urgentes.
O Centro Criptológico Nacional (CCN) espanhol admitiu ter gerido mais de 177 mil ciberataques em 2024, dos quais 382 foram considerados críticos, o que representa um crescimento de 64% face ao ano anterior.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, ameaçou aplicar à Venezuela "sanções severas e crescentes", caso este país recuse um “fluxo consistente de voos de deportação” de venezuelanos dos Estados Unidos.
As deteções de drogas nas águas residuais na Europa apontam para um aumento dos consumos de cocaína, anfetaminas e sobretudo MDMA/ecstasy, com Lisboa como a cidade portuguesa em destaque, segundo um estudo hoje divulgado.
A Comissão Europeia vai apresentar hoje um novo livro branco para o setor da defesa com medidas para reforço da segurança da União Europeia, como colaboração na contratação pública e preferência para empresas e fornecedores do espaço comunitário.
A Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) comecem a trabalhar já para que a base industrial de defesa esteja pronta até 2030 e seja reforçada a segurança do bloco comunitário, disse hoje a presidente.