12 Junho, 2024

Líder de partido holandês de direita radical agredido 2 dias antes das eleições

O líder de um partido neerlandês de direita radical foi hoje atingido na cabeça com uma garrafa de cerveja, um ataque que o obrigou a ir para o hospital a dois dias das eleições legislativas no país.

© Facebook de Thierry Baudet

A agressão foi anunciada pelo seu partido, o Fórum para a Democracia, numa mensagem divulgada na rede social X (antigo Twitter), acompanhada de um vídeo que mostra Thierry Baudet num bar e o seu agressor a atacá-lo. Baudet foi rapidamente retirado do local e o agressor dominado.

Posteriormente, Baudet, de 40 anos, adiantou ter sido tratado por um cirurgião por um trauma causado pela garrafa de cerveja na nuca e próximo de um olho, acrescentando que um segurança também ficou ferido.

O porta-voz da polícia local adiantou que uma pessoa foi detida por suspeita de envolvimento no ataque e que o motivo está sob investigação.

“O que podemos dizer neste momento é que [Thierry] Baudet foi atingido na cabeça, possivelmente com um objeto”, afirmou, escusando-se a avançar mais detalhes ou comentar o estado de saúde do líder partidário.

Baudet está a concorrer às eleições para manter o seu assento no parlamento.

O Fórum para a Democracia ganhou destaque nas eleições regionais de 2019, onde foi o vencedor, com mais de 1 milhão de votos, e, embora enfrente atualmente uma onda de descontentamento interno, ainda detém cinco dos 150 assentos da câmara baixa do parlamento holandês.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados