Líder de partido holandês de direita radical agredido 2 dias antes das eleições

O líder de um partido neerlandês de direita radical foi hoje atingido na cabeça com uma garrafa de cerveja, um ataque que o obrigou a ir para o hospital a dois dias das eleições legislativas no país.

© Facebook de Thierry Baudet

A agressão foi anunciada pelo seu partido, o Fórum para a Democracia, numa mensagem divulgada na rede social X (antigo Twitter), acompanhada de um vídeo que mostra Thierry Baudet num bar e o seu agressor a atacá-lo. Baudet foi rapidamente retirado do local e o agressor dominado.

Posteriormente, Baudet, de 40 anos, adiantou ter sido tratado por um cirurgião por um trauma causado pela garrafa de cerveja na nuca e próximo de um olho, acrescentando que um segurança também ficou ferido.

O porta-voz da polícia local adiantou que uma pessoa foi detida por suspeita de envolvimento no ataque e que o motivo está sob investigação.

“O que podemos dizer neste momento é que [Thierry] Baudet foi atingido na cabeça, possivelmente com um objeto”, afirmou, escusando-se a avançar mais detalhes ou comentar o estado de saúde do líder partidário.

Baudet está a concorrer às eleições para manter o seu assento no parlamento.

O Fórum para a Democracia ganhou destaque nas eleições regionais de 2019, onde foi o vencedor, com mais de 1 milhão de votos, e, embora enfrente atualmente uma onda de descontentamento interno, ainda detém cinco dos 150 assentos da câmara baixa do parlamento holandês.

Últimas de Política Internacional

O Parlamento Europeu defendeu hoje que apoiar a oposição venezuelana "é um dever moral" e pediu que as autoridades venezuelanas retirem o mandado de captura contra Edmundo González Urrutia, que reconhece como o Presidente legítimo.
Os Estados Unidos qualificaram esta quarta-feira o líder da oposição venezuelana, Edmundo Gonzalez Urrutia, como “presidente legítimo”, dois dias após a tomada de posse de Donald Trump, que confirma a posição do antecessor, Joe Biden.
A agência federal de Imigração e Alfândega norte-americana (ICE, na sigla em inglês) deteve 308 imigrantes ilegais, incluindo acusados de homicídio e violação, no primeiro dia completo de Donald Trump na Presidência, indicou o responsável pela fronteira.
A Rússia advertiu hoje que o conflito com a Ucrânia, que invadiu há três anos, só poder ser resolvido com base em acordos juridicamente vinculativos e com mecanismos que impossibilitem serem violados.
A chefe da diplomacia europeia considerou hoje que os Estados Unidos da América (EUA) são o parceiro “mais forte” da União Europeia e que o Presidente Donald Trump tem razões para criticar a falta de investimento europeu em defesa.
A Rússia admitiu hoje que se abriu "uma pequena janela de oportunidade" para acordos com os Estados Unidos com a chegada ao poder de Donald Trump, que prometeu acabar com a guerra na Ucrânia.
O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou pela primeira vez Vladimir Putin para encontrar um acordo de paz com a Ucrânia, sob pena de a Rússia correr o risco de ser destruída.
O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou hoje Donald Trump pela sua iminente tomada de posse como 47.º Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), manifestando a sua vontade de retomar "contactos diretos" com a Casa Branca.
O vice-presidente chinês Han Zheng apelou às empresas norte-americanas para “aproveitarem a oportunidade” de reforçar os laços económicos com a China, num encontro com o empresário Elon Musk, avançou hoje a imprensa chinesa.
O Presidente da Argentina, Javier Milei, reuniu-se em Washington com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, com quem acordou o lançamento de um novo programa para o país.