Juros representam 61% da prestação média do crédito à habitação em novembro

O pagamento de juros representou, em novembro, 61% da prestação média do crédito à habitação, quando há um ano essa proporção era de 29%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

© D.R.

Em novembro, considerando a totalidade dos contratos de crédito à habitação em Portugal, a prestação média era de 396 euros, mais quatro euros do que em outubro e mais 108 euros que em novembro de 2022 (um aumento de 37,5%).

Deste valor (396 euros), 240 euros correspondem a pagamento de juros, ou seja, 61% (há um ano a proporção era de 29%). Já 156 euros corresponderam a capital amortizado, o equivalente a 39%.

A subida das Euribor (acompanhando a subida das taxas de juro do Banco Central Europeu) tem levado os clientes com contratos de crédito a taxa variável a pagarem mais pelo empréstimo para compra de casa, o que levou muitas famílias a terem de reestruturar os créditos.

Em novembro, o capital médio em dívida do crédito à habitação era de 64.438 euros, mais 252 euros face a outubro, ainda segundo o INE.

No final de 2022, dizem dados do Banco de Portugal, havia 1,5 milhões de contratos de crédito à habitação.

Últimas de Economia

O total da dívida a pagamento dos municípios portugueses aumentou +2,6% (+114,3 milhões de euros), para 4.584,4 milhões de euros, com o contributo das contas de 148 destas autarquias, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2023.
O Tribunal de Contas (TdC) confirmou que foram cometidas ilegalidades em várias contratações públicas na Casa da Música, no Porto, entre 2017 e 2022, mas não aplicou multas aos administradores responsáveis, em face de melhorias recentes nos procedimentos.
O Banco de Portugal aplicou multas no valor total de 717 mil euros no terceiro trimestre deste ano, disse hoje o regulador e supervisor bancário.
O Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB) disse hoje que há um grande interesse da banca brasileira pelo mercado português e adiantou que dois bancos do Brasil já pediram licenças para operar em Portugal.
A garantia pública no crédito à habitação a jovens está a ser "um sucesso", tendo aderido 17 instituições de crédito, disse a ministra da Juventude e Modernização hoje no parlamento.
Os cinco maiores bancos a operar em Portugal tiveram um lucro agregado de 3.915,70 milhões de euros entre janeiro e setembro, um aumento de 19% face ao mesmo período de 2023, segundo contas da Lusa.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,3% em setembro, face ao mesmo mês de 2023, mas uma descida de 0,5 pontos percentuais face a agosto, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O salário médio anual ajustado a tempo inteiro dos trabalhadores na União Europeia teve, em 2023, um aumento homólogo de 6,5% para os 37.900 euros, com Portugal no 18.º lugar, com 22.933 euros, divulga hoje o Eurostat.
A Via Verde vai aumentar os preços em 2025, passando as mensalidades das modalidades “Mobilidade” e “Mobilidade Leve” de 1,14 euros e 1,43 euros, respetivamente, para 1,25 euros e 1,59 euros, segundo a nova tabela disponível ‘online’.
A Frente Sindical, liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), vai assinar o novo acordo plurianual proposto pelo Governo, que assegura aumentos mínimos a todos os funcionários públicos até 2028, revelou Maria Helena Rodrigues à Lusa.