14 Julho, 2024

Morreu o antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble

O antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble morreu aos 81 anos, informou hoje a sua família à agência noticiosa alemã dpa.

© D.R.

Wolfgang Schaeuble, que ajudou a negociar a reunificação alemã em 1990, foi uma figura central no esforço pesado de austeridade para tirar a Europa da sua crise da dívida mais de duas décadas depois.

Schaeuble, que tinha 81 anos, morreu em casa na noite de terça-feira.

Wolfgang Schaeuble tornou-se ministro das finanças da chanceler Angela Merkel em outubro de 2009, pouco antes das revelações sobre o crescente défice orçamental da Grécia desencadearem a crise que envolveu o continente europeu e ameaçou desestabilizar a ordem financeira mundial.

Apoiante de longa data de uma maior unidade europeia, ajudou a liderar um esforço de anos que visava uma integração mais profunda e um conjunto de regras mais rigoroso. Contudo, a Alemanha foi alvo de críticas pela sua ênfase na austeridade e pela aparente falta de generosidade.

Depois de oito anos como ministro das Finanças, Schaeuble consolidou o seu estatuto de estadista mais velho ao tornar-se presidente do parlamento alemão — o último passo numa longa carreira política na linha da frente.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados