GNR desmantela fábrica ilegal de tabaco e apreende cerca de 26 toneladas

A GNR desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco nos concelhos de Lisboa e Sintra e apreendeu cerca de 26 toneladas de tabaco, no valor comercial de 1,5 milhões de euros, indicou hoje a corporação.

©GNR

 

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o desmantelamento da fábrica ilegal de produção e embalamento de tabaco de mascar foi feito pela Unidade de Ação Fiscal da GNR, numa operação que decorreu nos dias 10 e 11 de janeiro.

Segundo a GNR, a investigação decorria há seis meses e os militares desta força de segurança apuraram que os suspeitos recorriam a empresas relacionadas com a compra e venda de produtos alimentares, “procedendo de forma dissimulada à aquisição de elevadas quantidades de produtos de tabaco provenientes de países terceiros e também de países europeus para posteriormente armazenar, embalar e introduzir fraudulentamente no mercado nacional, não pagando os impostos devidos”.

A GNR refere que durante a operação foram realizadas quatro buscas, duas domiciliárias e duas não domiciliárias em viaturas, que resultaram na apreensão de 26 toneladas de tabaco triturado e tabaco de mascar, diversas máquinas de trituração e embalamento de tabaco, várias embalagens para armazenamento do tabaco de diferentes marcas, duas viaturas ligeiras de passageiros, equipamentos informáticos e 6.000 euros em numerário.

Os militares da GNR apreenderam ainda documentação alusiva aos transportes de tabaco e elevadas quantidades de produtos aromatizantes para misturar com o tabaco.

A GNR sublinha que o valor comercial dos produtos de tabaco apreendidos ascende a 1,5 milhões de euros, sendo que, a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado num valor de cerca de seis milhões de euros em sede de Imposto sobre o Tabaco e Imposto sobre o Valor Acrescentado.

No âmbito desta operação, quatro homens foram constituídos arguidos, estando indiciados pelos crimes de contrabando qualificado e introdução fraudulenta no consumo qualificada.

Esta operação contou com sete dezenas de militares da Unidade de Ação Fiscal, com reforço da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF) e com a colaboração de equipas de segurança e cinotécnicas da Polícia de Segurança Pública.

Últimas do País

A GNR desmantelou, na terça-feira, uma unidade industrial utilizada para produção de canábis, em Alcanhões, no concelho de Santarém, tendo apreendido 115 quilos daquele estupefaciente pronto a vender e consumir, foi esta quinta-feira divulgado.
O arquiteto João Rodrigues, arguido no processo Vórtex, admitiu hoje ter feito pressão sobre um chefe de divisão da Câmara de Espinho para agilizar a aprovação de projetos urbanísticos da construtora de Francisco Pessegueiro.
A Infraestruturas de Portugal (IP) avançou à Lusa que vai seguir a recomendação do regulador de avançar com uma auditoria externa ao plano de investimento da ferrovia devido aos atrasos, mas ainda não consegue detalhar custos e prazos.
A leitura da sentença do explicador de Viana do Castelo acusado de abuso sexual foi hoje adiada face a um despacho da juíza que eleva de seis para 42 o número de crimes de que foi alvo o menor.
Num universo de um milhão de cidadãos residentes em Portugal, os cidadãos imigrantes condenados por violação correspondem a 71%, em termos homólogos, em detrimento dos 29% de portugueses condenados.
O professor de uma escola primária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi acusado de 3.734 crimes de abuso sexual de crianças, alegadamente cometidos sobre 11 alunas, começa a ser julgado a 01 de abril, em Guimarães.
O Tribunal de Contas (TdC) recomendou às ministras da Saúde e da Segurança Social que revejam o modelo de funcionamento e financiamento da rede de cuidados continuados, lembrando que há um atraso de quase 10 anos nas metas definidas.
O investigador português Filipe Natálio é um dos 134 bolseiros selecionados pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla inglesa), na categoria 'Proof of Concept' foi hoje anunciado, em Bruxelas.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) vai entregar na sexta-feira uma petição no parlamento com mais de 15 mil assinaturas de docentes que apelam à “urgente valorização da carreira docente”.
Uma mulher estrangeira denunciou ter sido violada por um motorista TVDE, em Lisboa, no passado fim de semana, segundo avançou o Correio da Manhã (CM).