Autoridades dos EUA investigam investimentos de gigantes tecnológicos na IA

A Autoridade da Concorrência norte-americana (FCT) anunciou hoje uma investigação a investimentos de milhares de milhões de dólares da Microsoft, Google e Amazon nas principais start-ups de inteligência artificial generativa (IA) OpenAI e Anthropic.

© D.R.

 

O crescimento da IA generativa no último ano, graças ao sucesso do ChatGPT (OpenAI), levou a uma corrida desenfreada ao desenvolvimento e implantação de programas de computador capazes de produzir textos, sons e imagens mediante um simples pedido em linguagem quotidiana.

“A história mostra que as novas tecnologias podem criar novos mercados e uma concorrência saudável, mas devemos proteger-nos de táticas que excluam esta oportunidade”, afirmou a presidente da FTC, Lina Khan, em comunicado.

A investigação deverá concentrar-se nos investimentos da Microsoft na start-up californiana OpenAI, nos da Amazon na Anthropic, concorrente direta da OpenAI, e nos da Google, também na Anthropic.

Deverá permitir a atualização de informações sobre a estratégia dos grupos, as consequências do lançamento de novos produtos, o impacto nas quotas de mercado e no acesso aos recursos necessários a esses sistemas informáticos que requerem chips eletrónicos sofisticados.

A Microsoft reagiu lembrando que “os EUA são líderes mundiais em IA porque as principais empresas norte-americanas trabalham juntas”.

“Parecerias entre empresas independentes como a Microsoft e a OpenAI promovem a concorrência e aceleram a inovação”, vincou o vice-presidente da gigante tecnológica norte-americana, Rima Alaily.

A Google, por sua vez, atacou a sua rival contrapondo a sua abordagem “aberta” à relação que diz ser de exclusividade entre a Microsoft e a OpenAI.

“Esperamos que a investigação da FCT exponha empresas que não oferecem a mesma abertura da Google Cloud ou que têm um longo histórico de dependência do cliente e que estão a adotar a mesma abordagem para serviços de IA”, disse um porta-voz da Google.

Segundo a gigante da internet, a Microsoft procura construir um ecossistema fechado e exclusivo com o modelo de IA da OpenAI, enquanto a sua plataforma na nuvem disponibiliza acesso a cerca de uma centena de modelos de linguagem diferentes.

Encorajada pelo sucesso instantâneo do ChatGPT no final de 2022, a Microsoft dobrou a aposta injetando cerca de 13 mil milhões de dólares (quase 12 mil milhões de euros) na OpenAI.

No final de setembro, a Amazon anunciou um investimento de até 4 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) na Antrópica, uma start-up de Silicon Valley que construiu a sua reputação com uma abordagem menos temerária do que a OpenAI, beneficiando ainda de fundos substanciais da Google.

Últimas do Mundo

Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.