Autoridades dos EUA investigam investimentos de gigantes tecnológicos na IA

A Autoridade da Concorrência norte-americana (FCT) anunciou hoje uma investigação a investimentos de milhares de milhões de dólares da Microsoft, Google e Amazon nas principais start-ups de inteligência artificial generativa (IA) OpenAI e Anthropic.

© D.R.

 

O crescimento da IA generativa no último ano, graças ao sucesso do ChatGPT (OpenAI), levou a uma corrida desenfreada ao desenvolvimento e implantação de programas de computador capazes de produzir textos, sons e imagens mediante um simples pedido em linguagem quotidiana.

“A história mostra que as novas tecnologias podem criar novos mercados e uma concorrência saudável, mas devemos proteger-nos de táticas que excluam esta oportunidade”, afirmou a presidente da FTC, Lina Khan, em comunicado.

A investigação deverá concentrar-se nos investimentos da Microsoft na start-up californiana OpenAI, nos da Amazon na Anthropic, concorrente direta da OpenAI, e nos da Google, também na Anthropic.

Deverá permitir a atualização de informações sobre a estratégia dos grupos, as consequências do lançamento de novos produtos, o impacto nas quotas de mercado e no acesso aos recursos necessários a esses sistemas informáticos que requerem chips eletrónicos sofisticados.

A Microsoft reagiu lembrando que “os EUA são líderes mundiais em IA porque as principais empresas norte-americanas trabalham juntas”.

“Parecerias entre empresas independentes como a Microsoft e a OpenAI promovem a concorrência e aceleram a inovação”, vincou o vice-presidente da gigante tecnológica norte-americana, Rima Alaily.

A Google, por sua vez, atacou a sua rival contrapondo a sua abordagem “aberta” à relação que diz ser de exclusividade entre a Microsoft e a OpenAI.

“Esperamos que a investigação da FCT exponha empresas que não oferecem a mesma abertura da Google Cloud ou que têm um longo histórico de dependência do cliente e que estão a adotar a mesma abordagem para serviços de IA”, disse um porta-voz da Google.

Segundo a gigante da internet, a Microsoft procura construir um ecossistema fechado e exclusivo com o modelo de IA da OpenAI, enquanto a sua plataforma na nuvem disponibiliza acesso a cerca de uma centena de modelos de linguagem diferentes.

Encorajada pelo sucesso instantâneo do ChatGPT no final de 2022, a Microsoft dobrou a aposta injetando cerca de 13 mil milhões de dólares (quase 12 mil milhões de euros) na OpenAI.

No final de setembro, a Amazon anunciou um investimento de até 4 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) na Antrópica, uma start-up de Silicon Valley que construiu a sua reputação com uma abordagem menos temerária do que a OpenAI, beneficiando ainda de fundos substanciais da Google.

Últimas do Mundo

A organização de primeiros socorros Defesa Civil na Faixa de Gaza anunciou que pelo menos 27 palestinianos foram mortos em ataques israelitas em vários pontos do território durante a madrugada e manhã de hoje.
O Papa Leão XIV recebeu hoje oito comunidades religiosas e de missionários em Castel Gandolfo, onde passa uns dias de descanso, e encorajou-os “a pensar em grande”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que Bruxelas continua disposta a negociar com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, após Donald Trump anunciar tarifas de 30%.
A Ucrânia afirmou hoje que a Rússia lançou quase 600 drones e disparou 26 mísseis de cruzeiro contra o país, fazendo dois mortos e 20 feridos, apesar de ter conseguido abater mais de metade dos drones e mísseis.
O Governo de França proibiu o uso de ecrãs digitais em creches e centros de educação, para crianças com menos de três anos, para as "proteger voluntariamente" destes estímulos "durante os primeiros anos de vida".
O chefe da diplomacia da Rússia, Sergei Lavrov, reconheceu hoje o envolvimento de soldados norte-coreanos na "libertação da região de Kursk" e descreveu-o como prova da "irmandade inquebrável" entre os dois países.
Uma operação internacional contra o tráfico de pessoas levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou hoje a Interpol.
Um agente dos serviços secretos da Ucrânia (SBU) foi hoje morto a tiro em Kiev, anunciou o próprio organismo, numa ocorrência considerada rara, mesmo em contexto de guerra.
A Força Aérea ucraniana disse hoje que a Rússia lançou, durante a última noite, o maior ataque com ‘drones’ e mísseis desde o início da invasão em 2022.
A Proteção Civil da Faixa de Gaza informou hoje que pelo menos 20 pessoas foram mortas, incluindo seis crianças, em dois ataques aéreos lançados esta madrugada por Israel contra o território palestiniano.