BTL começa hoje com lotação de expositores esgotada

A BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa começa hoje, com lotação esgotada nos quatro pavilhões da FIL e com a organização a esperar ultrapassar o número de visitas do ano passado.

© D.R.

 

A 34.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa decorre, na FIL – Parque das Nações, sendo até sexta-feira para profissionais e sábado e domingo para o público geral.

“A expectativa para este ano é ter uma edição mais completa e diversificada, até porque conseguimos ter o espaço de exposição esgotado e temos uma oferta internacional superior, e uma lista de espera significativa, quer de destinos internacionais quer de organizações nacionais publicas e privadas”, disse a gestora da BTL, Dália Palma, à Lusa.

A responsável refere que este nível de taxa de ocupação indica “uma participação significativa”, que espelha o compromisso da BTL “em apresentar uma edição mais estruturada e profissional do que nunca, com uma oferta diversificada ao nível de expositores, setores e conteúdos”.

Assim, e a nível global, nos quatro pavilhões da feira, estarão mais de 400 expositores e uma representação de mais de 1.400 empresas e instituições.

“Estes aspetos afirmam a vitalidade da BTL enquanto principal evento nacional de turismo. As áreas presentes como a BTL LGBTI+, BTL Formação & Emprego ou BTL Cultural, desempenham também um papel crucial no valor acrescentado que a feira aporta para os participantes. Salientamos também a questão da internacionalização, nomeadamente ao nível da presença de 85 destinos internacionais e o Programa de Hosted Buyers, representado este ano por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP, Turismo de Portugal e da ACISO”, acrescenta em respostas escritas à Lusa.

Questionada sobre o número de visitantes que esperam receber, Dália Palma refere que o objetivo é, “acima de tudo, superar os resultados de 2023, dando continuidade a uma estratégia que prima pela qualidade, diversidade e valor entregue aos clientes e parceiros, sejam eles expositores ou visitantes”.

Em 2023 a organização da BTL disse que a edição daquele ano tinha contado com mais de 63 mil visitantes.

Este ano os Açores foram escolhidos como o Destino Nacional Convidado da BTL, “devido à sua oferta diversificada”, e com a intenção de se promover “a riqueza natural, cultural e turística” daquela região autónoma que, segundo a organização, “apresenta um imenso potencial como destino turístico, não só pelas suas características intrínsecas, mas também pelas suas práticas ao nível da sustentabilidade e da conservação ambiental”.

Já Cabo Verde – “um velho amigo da BTL e um destino de eleição dos portugueses” – é “pela sua cultura rica, hospitalidade única e diversidade turística, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e praias deslumbrantes” o Destino Internacional Convidado.

“O facto de Cabo Verde surgir em destaque nesta edição da BTL é um justo prémio por todo o trabalho que tem vindo a realizar”, reforça a responsável, acrescentando que “a proximidade geográfica a Portugal, aliada à facilidade de acesso com voos diretos regulares, torna Cabo Verde uma escolha ainda mais apelativa para os viajantes portugueses, tanto a nível de lazer como de negócios. A paisagem exótica do arquipélago, além de ser um convite ao relaxamento, proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades comerciais”.

Para a BTL, o crescente interesse dos portugueses por este país está refletido nos dados do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, com Portugal a representar “um dos maiores mercados emissores de turistas para o arquipélago, tanto em entradas quanto em dormidas”.

Últimas do País

Uma petição com cerca de 9.800 assinaturas a pedir “ações concretas” às autoridades públicas, para evitar o desaparecimento de pessoas com demência dos hospitais, foi hoje entregue na Assembleia da República por um movimento cívico.
A GNR deteve três homens e três mulheres, com idades entre os 34 e 51 anos, por suspeita de tráfico de droga e furtos no distrito de Aveiro, informou hoje aquela força de segurança.
As divisões de Loures e Benfica do Comando de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) enfrentam uma grave carência de viaturas, com apenas quatro automóveis em cada divisão, apesar de serem responsáveis pela segurança de centenas de milhares de pessoas.
Um homem procurado pelas autoridades judiciárias da Hungria por “fortes indícios” de auxílio à imigração ilegal foi detido em Lisboa pela Polícia Judiciária (PJ), foi hoje anunciado.
A arma branca que alegadamente pertencia a Odair Moniz, que em outubro foi baleado mortalmente por um agente da PSP no bairro da Cova da Moura (Amadora), foi apreendida pelas autoridades e consta do processo, disse hoje fonte judicial.
As redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp estão hoje a registar falhas devido a um problema técnico, indicou hoje a Meta, garantindo que está a trabalhar para que os serviços voltem ao normal.
Dois jovens detidos na segunda-feira por suspeitas de envolvimento nos tumultos ocorridos na Área Metropolitana de Lisboa (AML) após a morte de Odair Moniz ficaram em prisão preventiva, anunciou hoje a PSP.
Um recluso do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola, está em fuga desde segunda-feira, de acordo com uma notícia divulgada pelo Correio da Manhã (CM).
Três em cada quatro jovens internados em centros educativos consumiram pelo menos uma vez na vida substâncias ilícitas, revela hoje um inquérito, segundo o qual 21% jovens viveram com pessoas com problemas de droga, álcool ou jogo.
Autoridades de Portugal e outros 14 países lançaram uma campanha para dissuadir cibercriminosos e ‘hackers’ de realizarem ataques conhecidos como 'negação de serviço distribuído' (DDoS), que bloqueiam 'sites', tradicionalmente na época natalícia, foi hoje anunciado.