Kiev reclama abate de 31 mísseis russos na região da capital

A Força Aérea ucraniana afirmou hoje ter abatido todos os 31 mísseis de cruzeiro e balísticos que a Rússia disparou durante a madrugada contra Kiev, a capital do país.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

 

“Todos os mísseis inimigos [Rússia] foram destruídos na região de Kiev”, refere o relatório da Força Aérea sobre o ataque.

De acordo com o mesmo relatório, a Rússia lançou um míssil Iskander-M e um míssil Kinzhal assim como 29 mísseis de cruzeiro Kh-101 e Kh-555 contra a capital ucraniana.

Os mísseis de cruzeiro foram disparados de 11 bombardeiros estratégicos Tu-95MC baseados em Volgodonsk e Engels, na Federação Russa.

Fragmentos dos 31 mísseis intercetados pelas defesas aéreas ucranianas atingiram vários edifícios em três bairros da capital ucraniana, ferindo pelo menos 13 pessoas, disseram anteriormente as autoridades de Kiev.

Trata-se do primeiro ataque russo com mísseis contra a capital ucraniana dos últimos 44 dias.

Kiev é a zona mais protegida da Ucrânia em virtude da presença dos sistemas antiaéreos ocidentais, o que permite ao Exército ucraniano intercetar a maior parte dos mísseis que a Rússia dispara contra a região antes de atingirem os alvos.

Últimas do Mundo

Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.
O presidente do governo da região espanhola de Valência, Carlos Mazón, demitiu-se hoje do cargo, reconhecendo erros na gestão das cheias que mataram 229 pessoas em 29 de outubro de 2024.
Os países da OCDE, como Portugal, receberam, nos últimos 25 anos, mais de metade de todos os migrantes internacionais do mundo, avança um relatório hoje divulgado.