PM e presidente do Conselho Europeu encontram-se na quarta-feira de tarde

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai encontrar-se com o primeiro-ministro português ao início da tarde de quarta-feira, dia que coincide com a primeira cimeira de líderes de Luís Montenegro.

© Facebook de Charles Michel

A reunião entre Charles Michel e Luís Montenegro foi anunciado na rede social X pela porta-voz do presidente do Conselho Europeu, que disse à Lusa que é o primeiro encontro bilateral entre o antigo primeiro-ministro belga e o líder do novo executivo de Portugal.

A porta-voz referiu que o primeiro encontro servirá para discutir os tópicos da reunião do Conselho Europeu que vai realizar-se na quarta e quinta-feira, e que deverá ser dominada pelo aumento das tensões no Médio Oriente, agravada pelo recente bombardeamento iraniano contra Israel, em resposta a um ataque israelita a um consulado do Irão em Damasco (Síria).

A reunião terá início pelas 14:00 locais (13:00 em Lisboa).

É a primeira cimeira de líderes de Luís Montenegro enquanto chefe do Governo em exercício.

Na reunião do Conselho Europeu anterior, entre 21 e 22 de março, António Costa ainda era primeiro-ministro em funções e representou Portugal na cimeira.

Luís Montenegro também esteve em Bruxelas, mas enquanto primeiro-ministro indigitado.

Na altura, o também presidente do PSD encontrou-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e participou também na cimeira do Partido Popular Europeu, que antecede sempre as reuniões do Conselho Europeu.

 

Últimas de Política Internacional

A coligação de partidos de esquerda e de direita que está no poder na Islândia desde novembro de 2021 desfez-se hoje, anunciou o primeiro-ministro, Bjarni Benediktsson, propondo a realização de novas eleições em novembro.
O Governo francês anunciou hoje que pretende apresentar ao parlamento uma nova lei sobre a imigração no início de 2025, quando a União Europeia (UE) está a ponderar reforçar ainda mais a sua política de migração.
O candidato republicano à vice-presidência dos Estados Unidos, JD Vance, prometeu a centenas de apoiantes em Reading, uma das cidades mais pobres do país, no estado da Pensilvânia, mais apoio à indústria transformadora.
O primeiro-ministro húngaro teve esta semana o primeiro “embate” com o Parlamento Europeu, onde apresentou as prioridades da presidência do Conselho da União Europeia e defendeu que o clima do bloco europeu pode mudar a seu favor, perante muitas críticas.
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou hoje a prorrogação por dois anos da missão internacional independente na Venezuela, cujos relatórios acusam o regime de Nicolás Maduro de graves violações, incluindo possíveis crimes contra a humanidade.
Os eurodeputados à esquerda do hemiciclo começaram hoje a cantar a música da resistência italiana “Bella Ciao” depois da intervenção de Viktor Orbán no Parlamento Europeu (PE), impedindo o início da intervenção da presidente da Comissão.
O Supremo Tribunal norte-americano decidiu hoje manter a decisão que proíbe a realização de abortos de emergência que violem a lei no Texas, um dos Estados com a proibição mais rigorosa de abortos no país.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que Israel tem a obrigação de trazer de volta os seus reféns, ao assinalar o primeiro aniversário do ataque do grupo extremista palestiniano Hamas em solo israelita.
A líder da direita radical francesa, Marine Le Pen, afirmou hoje que a "fraca legitimidade democrática" do Governo liderado por Michel Barnie, conduzirá à sua queda e a legislativas antecipadas, permitidas a partir de julho de 2025.
Mais de 155 milhões de brasileiros podem votar hoje para escolher novos prefeitos e membros das Câmaras Municipais nos 5.569 municípios do país sul-americano lusófono.