23 Maio, 2024

Blinken visita China para abordar Médio Oriente, Ucrânia e rivalidade com Pequim

O secretário de Estado norte-americano viajará esta semana para a China para abordar com funcionários chineses a escalada de tensões no Médio Oriente, a guerra na Ucrânia e a rivalidade entre Pequim e Washington.

© Facebook U.S. Department of State

 

O Departamento de Estado norte-americano informou, em comunicado, que a viagem ocorrerá entre os dias 24 e 26 de abril e que Antony Blinken vai visitar Xangai e Pequim para “discutir uma variedade de questões bilaterais, regionais e globais”.

A mesma nota destacou a crise no Médio Oriente, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, o Estreito de Taiwan e o Mar do Sul da China como os principais assuntos na agenda de Blinken.

O secretário de Estado também vai abordar o trabalho em andamento para cumprir os compromissos assumidos pelos presidentes Joe Biden e Xi Jinping, durante o encontro ocorrido em São Francisco, em novembro.

Ambos dialogaram sobre “a cooperação antinarcóticos, a comunicação entre militares, a inteligência artificial e o fortalecimento dos laços entre os seus povos”, acrescentou o texto.

Durante a viagem, Blinken vai reiterar que os Estados Unidos e a China devem gerir “responsavelmente a rivalidade”, mesmo em áreas nas quais os dois países não estão de acordo.

Esta viagem ocorre após a visita à China da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, entre os dias 03 e 09 de abril.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e o ministro chinês da Defesa, Dong Jun, conversaram também na semana passada, pela primeira vez desde novembro de 2022.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados