Sindicato dos Enfermeiros Portugueses mantém greve após reunião com ministra da Saúde

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) avançou hoje que vai manter a greve de 10 de maio, depois de se ter reunido com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmando que os enfermeiros “querem respostas muito mais cedo”.

© facebook do SEP

“O Ministério da Saúde não assumiu hoje o compromisso de, até ao dia 10 de maio, dia de greve nacional dos enfermeiros, fixar o conjunto das matérias a negociar, dos tópicos a negociar e da agenda negocial”, disse o presidente do SEP, José Carlos Martins, à saída do Ministério da Saúde, em Lisboa.

O SEP agendou uma greve nacional para o dia 10 de maio, com uma concentração às 11:00 no Campo Pequeno, em Lisboa.

“Os problemas são tão conhecidos e tão graves, há tantas injustiças e tanta discriminação, que os enfermeiros querem respostas muito mais cedo”, salientou.

De acordo com José Carlos Martins, o Ministério da Saúde e o Governo “não se comprometeram a negociar”, entre outras coisas, a contagem dos pontos e a alteração à carreira de enfermagem.

“Não assumiu negociar isto, a fixação destes tópicos, num protocolo negocial, até ao dia 10 de maio, que nos empurra para concretização desta greve”, frisou.

A ministra da Saúde reúne hoje pela primeira vez com os sindicatos representativos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dando início às negociações salariais reivindicadas pelas estruturas sindicais.

Últimas do País

A violência atingiu novamente Santiago do Cacém. Três imigrantes, com idades compreendidas entre os 24 e os 27 anos, foram detidos ontem pela Polícia Judiciária, acusados de tentar matar dois imigrantes de 30 e 31 anos em abril deste ano.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá hoje posse a Filipa Urbano Calvão como nova presidente do Tribunal de Contas (TdC) e a Amadeu Guerra como novo procurador-geral da República (PGR).
Um homem, com antecedentes criminais, ficou em prisão preventiva por ser "o principal arguido" de uma rede de tráfico de droga, composta por 11 pessoas, em São Miguel, Açores, revelou hoje a PSP.
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) informou hoje que "alguns serviços já se encontram operacionais", depois do ciberataque que foi alvo e alertou que caso existam eventuais contactos com pedidos para recuperar credenciais estes "devem ser ignorados".
O jornal Folha Nacional realizou uma sondagem, no dia 4 de outubro, através das suas redes sociais, onde questionou os portugueses sobre a forma como os Bombeiros Sapadores têm sido tratados pelo Governo.
"El hijo del presidente de Portugal" é a forma como o filho do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é mencionado numa recente troca de mensagens que está a suscitar a atenção das autoridades espanholas num alegado caso de fraude fiscal que ultrapassa a impressionante quantia de 180 milhões de euros.
As autoridades detiveram uma mulher, de 33 anos, suspeita do homicídio de outra, ocorrido na segunda-feira numa rua da vila da Lourinhã, distrito de Lisboa, divulgou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Dezenas de trabalhadores das cantinas e refeitórios estão hoje a manifestar-se em Aveiro para exigir melhores condições de trabalho, num dia marcado pela greve que poderá afetar o funcionamento dos refeitórios das escolas e dos hospitais.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) lamentou hoje que o Orçamento do Estado para 2025 não contemple medidas para atrair e manter os profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ameaçou endurecer as formas de luta.
O suspeito do triplo homicídio ocorrido em 02 de outubro numa barbearia no Bairro do Vale, na Penha de França, em Lisboa, ficou em prisão preventiva após interrogatório judicial, confirmou à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária.