João Leão equipara Governo de minoria sem apoio parlamentar a andar num carro sem travões

O antigo ministro das Finanças João Leão considera que governar sem apoio parlamentar cria uma situação difícil, equivalente a conduzir um carro sem travões, e que este quadro em que qualquer medida pode ser aprovada mina as finanças públicas.

© portugal.gov.pt

“Governar nestas condições de governo minoritário, sem qualquer tipo de apoio parlamentar, com muitos partidos no parlamento, cria uma situação muito difícil em particular para as finanças públicas”, afirmou João Leão, numa entrevista conjunta à Antena 1 e Jornal de Negócios.

O antigo ministro das Finanças de um dos governos de António Costa refere que governar nestas condições é “quase como andar com um carro sem travões” e quase como ter um país sem ministro das Finanças “porque ele não controla o processo de decisões que são feitas no parlamento”.

Este quadro em que tudo pode ser aprovado no parlamento de “forma descontrolada e sem critério”, a prazo “vai minando as finanças públicas”, destaca.

A questão, aponta, não é a bondade das medidas em si e se se está ou não de acordo com elas, mas o facto de tudo o que pareça positivo mas desequilibre o orçamento, poder ser aprovado “porque não há ninguém para dizer não”.

Esta situação, acentua João Leão, não tem paralelo em nenhum outro país europeu, sendo um problema para o país e para a “coerência das decisões”.

Sobre o facto de o atual ministro das finanças, Miranda Sarmento, ter vindo a público sublinhar que o saldo orçamental passou de um excedente nos dois primeiros meses do ano para um défice em março, João Leão acentua ser difícil extrapolar um trimeste em contabilidade pública para a totalidade do ano, admitindo que possa ter havido da parte do Governo alguma estratégia no sentido de “refrear os ânimos e garantir que as escolhas são mais controladas”.

“[Estes três meses não põem em causa] não diria necessariamente [a previsão de excedente] de 0,7%, mas a previsão de contas equilibradas e de excedente [no final do ano]”, disse, sublinhando que medidas como a das ex-SCUT só terão impacto em 2025 devido à chamada lei-travão.

João Leão, considera por isso que continua a não haver necessidade de um orçamento retificativo, porque acredita que o atual orçamento tem forma de acomodar medidas como o desagravamento do IRS. Admite, contudo, que o Governo possa avançar com um OE retificativo por uma questão de legitimidade, “caso se altere muito o orçamento aprovado”.

O antigo ministro das Finanças alerta no entanto, que no atual contexto parlamentar, aprovar um retificativo “é extremamente difícil” e que se corre o risco de “este ser totalmente desvirtuado”, uma vez que nesse processo não se colocaria sequer a questão da lei-travão.

Já sobre a aprovação do Orçamento do Estado para 2025, antevê que vai ser “um grande desafio”, porque há o risco de não ser aprovado, ainda que admita que, mesmo nesse cenário, isso não significa que seja necessário fazer eleições, porque o atual Orçamento do Estado é suficientemente flexível. “Dá para viver” em 2025, acrescenta.

João Leão aponta ainda o facto de o próximo OE obrigar a ter em conta as novas regras orçamentais da União Europeia que entram em vigor em 2025 e que começam a ser negociadas com a Comissão Europeia em julho, considerando “muito difícil” levar a Comissão Europeia a aceitar a despesa prevista, num cenário de crescimento do PIB de 3% que ainda assim prevê redução de impostos.

Últimas de Economia

Ter filhos tornou-se um projeto cada vez mais difícil para os portugueses. O preço das casas e a instabilidade económica estão a adiar a formação de famílias, enquanto a natalidade continua abaixo do necessário para assegurar a renovação das gerações.
Mais de metade do valor que as famílias portuguesas pagam mensalmente pelo crédito à habitação destina-se a juros. A prestação média atingiu os 423 euros em setembro, dos quais cerca de 213 euros não servem para reduzir a dívida.
O Estado deverá gastar cerca de 10,2 milhões de euros em 2026 com pensões vitalícias atribuídas a antigos titulares de cargos políticos e ex-juízes do Tribunal Constitucional. A Caixa Geral de Aposentações contabiliza 281 beneficiários, dos quais 228 recebem mensalmente a prestação.
André Ventura acusou o Livre de incoerência política durante o debate de urgência sobre a habitação, esta quarta-feira, no Parlamento. O presidente do CHEGA criticou o voto contra a redução do IVA na construção, abordou os acampamentos de protesto e responsabilizou as políticas de imigração pelo agravamento da crise habitacional.
As reclamações dos consumidores de energia aumentaram 47% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2025, apesar de terem diminuído 12% em relação aos três meses anteriores, segundo dados divulgados pela ERSE.
A taxa de juro implícita para a totalidade dos contratos de crédito à habitação subiu em setembro pelo quarto mês consecutivo, para 3,194%, atingindo o valor mais alto num ano, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mais de metade dos portugueses (53%) recorreu a dinheiro emprestado ou a cartões de crédito nos últimos seis meses para pagar as suas contas, com uma percentagem que sobe para 79% entre os rendimentos abaixo da média, segundo um estudo da Intrum.
André Ventura anunciou que o CHEGA vai apresentar um pacote de emergência para combater a crise da habitação, que inclui a isenção temporária do pagamento do IMI, benefícios fiscais e apoios às rendas. O líder do partido defendeu medidas urgentes para reduzir os encargos das famílias portuguesas.
As alterações às tabelas de retenção na fonte previstas para novembro poderão aumentar o salário líquido de muitos trabalhadores, mas há uma consequência menos favorável: o reembolso de IRS poderá diminuir no próximo ano.
Os 60 membros do Governo que está a alterar as leis do arrendamento declaram 436 imóveis, avaliados em quase 23 milhões de euros. Marisa Garrido, secretária de Estado da Administração Pública e que recebeu 12 milhões de euros em suplementos quando dirigia os Recursos Humanos da RTP, lidera a lista com 62 propriedades. Luís Montenegro surge logo a seguir, com 55 imóveis declarados.