27 Maio, 2024

EUA suspende entrega de bombas por preocupações com Rafah

Os Estados Unidos suspenderam a entrega de um carregamento de bombas na semana passada, depois de Israel não ter respondido às preocupações de Washington sobre a ofensiva em Rafah, sul da Faixa de Gaza, disse um dirigente governamental.

©Facebook Israel Reports

 

“Suspendemos a entrega de um carregamento de armas na semana passada. É composto por 1.800 bombas de 907 kg [quilogramas] e 1.700 bombas de 226 kg”, disse um dirigente da administração de Joe Biden, sob a condição de não ser identificado.

“Ainda não tomámos uma decisão final sobre como proceder com este carregamento”, acrescentou.

A decisão foi tomada numa altura em que Washington se opõe a uma grande ofensiva planeada pelas tropas israelitas em Rafah.

Washington deixou claro que não apoia um ataque sem um plano credível para proteger os civis naquele local. Joe Biden “reiterou a sua posição clara” ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na segunda-feira.

Os responsáveis israelitas e norte-americanos discutiram alternativas, mas “essas discussões estão em curso e não abordaram totalmente as preocupações” dos EUA, disse a mesma fonte.

“À medida que os líderes israelitas pareciam aproximar-se de uma decisão sobre essa operação, começámos a analisar atentamente as propostas de transferência de armas específicas para Israel que poderiam ser utilizadas em Rafah. Isto começou em abril”, explicou o dirigente.

O Departamento de Estado norte-americano está também a examinar outras transferências de armas, incluindo a utilização de bombas de precisão, conhecidas como JDAM (bombas guiadas à distância), acrescentou.

Na terça-feira, o exército israelita colocou tanques em Rafah, assumiu o controlo da passagem fronteiriça com o Egito e fechou os dois principais pontos de acesso da ajuda humanitária (Rafah e Kerem Shalom), uma medida considerada inaceitável pelos Estados Unidos.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados