Nagasaki não convida Israel para cerimónia anual da bomba atómica devido a Gaza

A cidade japonesa de Nagasaki decidiu não convidar o embaixador israelita no Japão para a cerimónia anual de homenagem às vítimas da bomba atómica deste ano, face à ofensiva do país em Gaza.

© D.R.

O presidente da Câmara Municipal da cidade do sudoeste japonês, a última a ser alvo de um bombardeamento nuclear tal como Hiroshima, anunciou “a difícil” decisão em conferência de imprensa, explicando ter sido tomada devido à situação humanitária na Faixa de Gaza e a perceção do conflito no mundo.

Shiro Suzuki acrescentou que não podia excluir a possibilidade de incidentes inesperados devido à eventual presença do representante diplomático na cerimónia de 09 de agosto.

“O mais importante é apresentar as condolências às vítimas da bomba atómica. Ao mesmo tempo, gostaríamos de expressar a nossa forte determinação em alcançar a paz permanente no mundo”, disse Suzuki, de acordo com a emissora pública japonesa NHK.

Suzuki disse que ia enviar uma carta ao embaixador israelita para pedir o fim imediato da violência em Gaza e que, como habitualmente, ia convidar o embaixador palestiniano.

A decisão de Nagasaki surgiu depois de as autoridades de Hiroshima terem decidido manter o convite a Israel.

Além do representante israelita, a cidade de Nagasaki decidiu, por seu lado, retirar a Rússia e a Bielorrússia da lista de convidados para a cerimónia devido à invasão da Ucrânia, deixando 154 países e territórios a serem convidados para a comemoração deste ano.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.