EDP vende desvio tarifário em Portugal por 100 Milhões de euros

A SU Eletricidade, comercializadora de último recurso (CUR) do sistema elétrico português e integralmente detida pela EDP, acordou a venda por 100 milhões de euros do desvio tarifário.

© D.R.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP avança que a SU “acordou a venda sem recurso de, aproximadamente, 100 milhões de euros do ajustamento definitivo de 2023 relativo à atividade de aquisição, e subsequente venda, de energia elétrica aos produtores que beneficiem de regimes de remuneração garantida”.

A EDP acrescenta que “prevê continuar a vender desvios e défices tarifários adicionais, que possam ser publicados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE, até ao fim do ano de 2024”.

Últimas de Economia

O número de beneficiários de prestações de desemprego subiu 7,2% em fevereiro, face a igual período do ano passado, totalizando 211.769, um máximo desde janeiro de 2022, segundo a síntese estatística da Segurança Social hoje divulgada.
A Brisa notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra dos 25% que o grupo Ascendi detém na Via Verde, tendo em vista deter a totalidade do capital da empresa.
O governador do Banco de Portugal (BdP) defendeu que é necessária coordenação nos planos de despesa com Defesa na Europa e alertou que vão custar dinheiro, fazendo subir as contribuições de Portugal para a União Europeia (UE).
O Encontro Ibérico do Azeite, que vai decorrer em Abrantes entre sexta-feira e domingo, vai mobilizar produtores e olivicultores no debate com vista a aumentar a produção de azeite e responder aos desafios da atualidade.
O número de casais com ambos os elementos desempregados subiu para 5.205 em fevereiro, num aumento de 2,7% em termos homólogos, anunciou hoje o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O número total de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 2,3% em fevereiro, em termos homólogos, mas baixou 3,0% face a janeiro, para 338.735, de acordo com dados hoje divulgados pelo IEFP.
Os rácios da dívida pública voltaram a crescer em vários países da OCDE em 2024 e a projeção é que se mantenha a trajetória de subida este ano, antecipa a organização num relatório divulgado hoje.
O preço do leite ao produtor no Continente vai aumentar em um cêntimo por litro a partir de abril, revelou à Lusa o presidente da Federação Nacional das Uniões das Cooperativas de Leite e Laticínios (Fenelac).
A Obramat, insígnia especializada na distribuição de materiais de construção e remodelação, investiu 18 milhões de euros na primeira loja em Portugal, tendo gerado a criação de cerca de 200 postos de trabalho.
Um estudo da consultora EY Parthenon concluiu que a quebra na procura de gás natural pode gerar quedas no financiamento da rede de distribuição de 527 milhões de euros em 2050, o que ameaça a segurança energética.