Mais vagas em Medicina não resolve problema do SNS

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, considerou hoje que o anúncio de criação de mais vagas em cursos de Medicina é “populista e irrealista” para os problemas imediatos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© Facebook da Ordem dos Médicos

 

“Está mais do que provado que Portugal tem os médicos suficientes, só que não estão no SNS. Em vez de desviarmos as atenções com medidas de algum populismo, mas irrealistas para este momento, devemos concentrar-nos no SNS e na sua capacidade para atrair recursos humanos agora”, disse Carlos Cortes.

À Lusa, em declarações por telefone, em comentário aos anúncios do primeiro-ministro, Luís Montenegro, para a área da saúde, o bastonário da OM pediu que não se empurrem os problemas.

“O país, neste momento, não tem um problema em estudantes ou diplomados em Medicina. O país tem um problema no SNS. Não queria que, mais uma vez, caíssemos nesta falácia de fazer uma ligação direta entre o número de estudantes de Medicina e o número de médicos especialistas no SNS”, disse Carlos Cortes.

Na quarta-feira, numa intervenção na Festa do Pontal, em Quarteira, distrito de Faro, que marcou a ‘rentrée’ política do PSD, Luís Montenegro anunciou a criação de mais vagas para o curso de Medicina, de forma a compensar as aposentações dos médicos do SNS.

Hoje, Carlos Cortes disse que “é de saudar o facto de o primeiro-ministro ter colocado a saúde como um dos temas prioritários do seu discurso”, porque “significa que está empenhado na saúde e reconhece as dificuldades que o SNS está a atravessar”, mas mostrou-se “surpreendido com as medidas anunciadas”.

“Portugal tem médicos suficientes. Portugal é, na análise da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico], dos países que tem mais médicos por 1.000 habitantes (…). Parece sempre muito simpático junto da população dizer que se vai aumentar o número […] mas o que o país precisa mais não é de mais vagas, é de medidas para atrair médicos”, reafirmou, resumindo as que considera mais urgentes.

“Melhores condições de trabalho para os médicos, valorizar a carreira dos médicos, rever as questões remuneratórias com os sindicatos e melhorar a formação e a investigação para atrair mais médicos”, enumerou.

Carlos Cortes lembrou que nos últimos 25 anos se passou de cinco faculdades de Medicina para 12, de cerca de 500 estudantes de Medicina para 1.700, e disse que Portugal tem perto de 2.000 novos diplomados em Medicina todos os anos contando com os que chegam de fora.

Segundo o bastonário, ainda este ano a Direção-Geral do Ensino Superior fez um estudo sobre as necessidades de médicos no país e chegou à conclusão que Portugal necessitava de ter mais 15 a 30 vagas novas nas Faculdades de Medicina.

“A Universidade da Aveiro vai iniciar [um novo curso] com 40 vagas e depois [nos anos seguintes] com o dobro ou o triplo dessas vagas”, acrescentou o bastonário.

Carlos Cortes alertou que no ano passado mais de 400 vagas para a especialidade ficaram por ocupar, um número que, disse, “tem crescido de ano para ano”, razão pela qual “são necessárias medidas para agora, não para daqui a 15 anos”.

“Este aumento de vagas e a criação de novas faculdades só vai ter médicos especialistas e capazes de integrar o SNS daqui a 15 anos. A promessa do primeiro-ministro não resolve os problemas do SNS de hoje, só empurra o problema”, reforçou.

Outra medida sugerida por Carlos Cortes, que criticou os “atrasos lamentáveis das ULS [Unidades Locais de Saúde] nos procedimentos concursais”, é a publicação das vagas dos hospitais para a especialidade em fevereiro ou março, antes de os médicos acabarem a especialização.

“Os médicos acabaram a especialidade em abril e em agosto muitos deles nem foram contactados pelo SNS (…). Os hospitais privados e os do estrangeiro não esperaram por agosto para aliciarem os médicos a trabalharem nos seus quadros”, concluiu.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) recolheu hoje na Câmara de Coruche, liderada pelo Partido Socialista nos últimos 20 anos, "documentação para efeitos de análise", relativa a matérias respeitantes a períodos anteriores ao atual mandato autárquico, informou o município, salientando ter prestado "toda a colaboração" às autoridades.
Os três jovens detidos por agressões violentas e uso de arma branca contra um cidadão que os repreendeu por fazerem barulho na via pública na zona da Miragaia, no Porto, saíram em liberdade, indicou hoje fonte judicial.
O presidente do CHEGA, André Ventura, manifestou hoje "total solidariedade" com os feridos de um acidente com um autocarro em Beja, desejando-lhes "rápida e plena recuperação".
A população portuguesa está entre as mais céticas na União Europeia quanto à capacidade de as autoridades nacionais lidarem com desastres naturais. Um relatório revela que 66% dos portugueses consideram que as autoridades nacionais não estão bem preparadas para lidar com esses eventos, a quarta taxa mais elevada na União Europeia.
A PSP anunciou hoje a apreensão de mais de 60 veículos e meios de mobilidade associados a situações de furto, roubo e abuso de confiança, no quadro de uma operação europeia conjunta.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção em Sintra de um casal estrangeiro procurado no Reino Unido por crimes de burla e branqueamento de dinheiro durante a pandemia da Covid-19.
Está a aumentar o número de crianças que precisam de ser acolhidas em instituições devido a situações de violência familiar. Os casos envolvem menores que necessitam de proteção fora do ambiente em que viviam.
A Binance foi alvo de um ataque informático com impacto estimado em 5,6 mil milhões de euros. A empresa conseguiu congelar cerca de 2,7 mil milhões em ativos e garante que os clientes não terão de suportar eventuais prejuízos.
A Fruti-Taipina está acusada de recorrer a trabalhadores estrangeiros em situação irregular para reduzir os custos laborais. Em causa estão 15 crimes de auxílio à imigração ilegal e outros 15 relacionados com a utilização de trabalhadores estrangeiros sem situação regularizada.
O movimento Missão Escola Pública (MEP) rejeitou hoje “a diminuição das exigências de qualificação” para ensinar no 1.º ciclo, reagindo a uma proposta apresentada há dois dias pelo Ministério da Educação aos sindicatos de professores.