Idosos de lar em Torres Novas fechado pela GNR já foram realojados

Os 10 utentes de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Nicho de Riachos, Torres Novas, encerrada sexta-feira pela GNR, já foram todos realojados em lares de Pedrógão, Samora Correia e casas de familiares, indicou hoje o município.

© D.R.

“Há um lar, particular, no Nicho de Riachos, aqui em Torres Novas, com 10 utentes, e houve queixas das mais diversas, de familiares e outras, que levaram o Centro Regional da Segurança Social e a GNR a indagar o que se passava, tendo chegado à conclusão que o lar não estava a funcionar bem e que teriam de ser retirados de lá os 10 utentes”, disse hoje à Lusa o presidente do município de Torres Novas, no distrito de Santarém.

Segundo Pedro Ferreira (PS), “a Segurança Social acabou por os distribuir”, tendo sido “já realojados, alguns no lar de Pedrógão, em Torres Novas, outros para uma unidade similar em Samora Correia, e os restantes em casa dos próprios familiares, que assumiram ficar com os idosos”.

O autarca salientou que “a resposta das autoridades correu muito bem”, numa “ação eficaz”, e também houve uma “prontidão de acolhimento” dos idosos nas ERPI de Pedrógão e de Samora Correia já que “os lares comparticipados pela Segurança Social têm de garantir uma percentagem de disponibilidade” para situações de emergência “ou situações similares à que aconteceu” na localidade de Nicho de Riachos, na freguesia de Riachos.

No domingo, a GNR informou que tinha encerrado na sexta-feira um lar que acolhia 10 idosos no concelho de Torres Novas, por diversas infrações relativas à salubridade, segurança e recursos humanos.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Santarém indicou que a operação decorreu no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos, e após uma inspeção à ERPI, numa ação conjunta com a Segurança Social e Autoridade Saúde Pública da Lezíria Tejo.

“Na sequência da ação, os militares do NIAVE [Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificais] identificaram três funcionários e dez idosos, com idades compreendidas entre 70 e 88 anos, realizando diligências e recolha de prova no âmbito da investigação”, descreveu a GNR

Durante a inspeção, a Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo da Segurança Social elaborou um auto de notícia por contraordenação, com diversas infrações relativamente a questões de salubridade, segurança e recursos humanos.

“Face às condições constatadas na ERPI, a estrutura foi encerrada, sendo os 10 idosos, realojados em outras estruturas residenciais e habitações de familiares”, assinalou a GNR, acrescentando que os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Novas.

Últimas do País

A ministra da Saúde garantiu hoje que o projeto de ampliação e requalificação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, “não está na gaveta” e que “já tem pernas” para avançar “no início do próximo ano”.
A Grande Lisboa registou um aumento de mais de 6,1% na criminalidade geral nos primeiros dez meses do ano, revelam dados oficiais da PSP. Apesar da descida ligeira nos crimes violentos, o cenário global aponta para uma região onde a insegurança cresce de forma consistente.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje em Lisboa um cidadão estrangeiro de 26 anos, que fugiu à polícia em agosto, por tráfico de droga, anunciou hoje aquela polícia.
O parlamento da Madeira aprovou hoje, por maioria, uma proposta de lei à Assembleia da República apresentada pelo CHEGA para revogar o limite de referência de droga para consumo médio individual de dez para cinco dias.
A Cloudfare anunciou esta terça-feira estar a investigar uma falha na sua rede global que provocou a 'queda' de vários clientes, como a rede social X, o 'chatbot' ChatGPT e o videojogo 'League of Legends'.
A Polícia Judiciária deteve no aeroporto de Lisboa, em três ações distintas, três mulheres estrangeiras, entre os 20 e os 39 anos, suspeitas do crime de tráfico de droga, indicou esta terça-feira a PJ.
Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.