Duas pessoas morrem vítimas de ataques no carnaval de Notting Hill em Londres – polícia

A polícia britânica anunciou hoje a morte de duas pessoas que haviam sido atacadas em eventos separados durante o Carnaval de Notting Hill, em Londres, um dos maiores do mundo, no passado fim de semana.

© D.R.

 

As duas vítimas – uma mãe que participava no carnaval com a filha pequena e um chefe de cozinha de visita ao Reino Unido – estavam hospitalizadas há pouco menos de uma semana.

Cher Maximen, de 32 anos, foi esfaqueada em plena luz do dia no domingo, 25 de agosto, depois de ter tentado intervir numa rixa, e morreu hoje de manhã, segundo a polícia.

Um homem de 20 anos foi presente a tribunal na quarta-feira por tentativa de homicídio, uma acusação que será revista após a morte da vítima.

Mussie Imnetu, um cozinheiro de 41 anos residente no Dubai e de visita ao Reino Unido, que tinha trabalhado com Gordon Ramsay e Alain Ducasse, morreu na sexta-feira à noite.

Na segunda-feira à noite, foi encontrado inconsciente, com um ferimento na cabeça, à porta de um restaurante frequentado por muitos foliões.

Um homem de 31 anos foi acusado na sexta-feira por suspeita de ter provocado os ferimentos e o seu caso será também revisto na sequência da morte do chefe, informou a polícia.

Os organizadores do evento expressaram o seu “choque”, tal como o Presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.

Como acontece todos os anos, cerca de um milhão de pessoas acorreram às ruas deste bairro da zona ocidental da capital durante dois dias para o famoso carnaval, que celebra a cultura das Caraíbas há mais de 50 anos.

É considerado o maior da Europa e o segundo maior do mundo, depois do Rio de Janeiro, no Brasil.

Um total de oito pessoas foram esfaqueadas – três no domingo e cinco na segunda-feira – apesar da instalação de arcos detetores de metais nas entradas de certas ruas.

Centenas de pessoas foram igualmente detidas todos os dias.

Embora a posse de armas de fogo esteja regulamentada de forma muito rigorosa no Reino Unido, o país tem dificuldade em regulamentar a posse de armas brancas, sobretudo entre os adolescentes.

Nas últimas semanas, ocorreram vários ataques com facas no Reino Unido, sem que a polícia tenha denunciado quaisquer motivos terroristas, tal como no esfaqueamento de três raparigas em Southport (noroeste), há cerca de um mês, que provocou motins antimigrantes e islamofóbicos.

Últimas do Mundo

A associação de empresas de energia de Espanha (Aelec), que integram EDP, Endesa e Iberdrola, atribuiu hoje o apagão de abril à má gestão do operador da rede elétrica espanhola no controlo de flutuações e sobrecarga de tensão.
As companhias aéreas europeias, americanas e asiáticas suspenderam ou reduziram os voos para o Médio Oriente devido ao conflito entre Israel e o Irão e aos bombardeamentos dos EUA contra este último país.
O comandante chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirski, assegurou este domingo que as tropas ucranianas conseguiram travar o avanço russo na região nordeste de Sumi, recuperando a localidade de Andriivka e avançando na zona de Yunakivka.
A Tesla, de Elon Musk, anunciou hoje que assinou um contrato na China para construir a sua primeira fábrica de armazenamento em grande escala para a rede elétrica chinesa.
Um balão de ar quente tripulado incendiou-se e caiu causando a morte de oito das 21 pessoas que transportava, hoje, no estado de Santa Catarina, sul do Brasil, confirmaram as autoridades.
A administração norte-americana para a Alimentação e Medicamentos (FDA) aprovou esta quarta-feira o primeiro tratamento preventivo contra o VIH no país, revelou o fabricante do medicamento, o laboratório farmacêutico Gilead Sciences.
O Ministério Público colombiano anunciou na quinta-feira a detenção de um quarto suspeito, presumivelmente cúmplice da tentativa de assassinato de Miguel Uribe, senador e candidato conservador à presidência da Colômbia, que continua em estado crítico.
O número de mortos nos ataques lançados na terça-feira pelo exército russo contra a capital ucraniana, Kiev, subiu de 10 para 23, segundo as autoridades ucranianas.
A maioria dos trabalhadores utiliza ferramentas de inteligência artificial gratuitas, mas 43% dos portugueses admitem que raramente ou ocasionalmente verificam a exatidão dos resultados, conclui um estudo da KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne.
A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) que submetam, até março de 2026, planos nacionais para eliminação gradual das importações de gás russo, visando abandonar os combustíveis fósseis da Rússia até final de 2027.