Equilíbrio financeiro e novo espaço prioridades do presidente da federação de judo

Joaquim Sérgio Pina tomou hoje posse enquanto presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e na lista de prioridades para o novo quadriénio estão o equilíbrio das contas e um novo espaço para os judocas treinarem.

© facebook.com/FPJudo

“O espaço foi melhorado substancialmente, a sala de judo do [Estádio Nacional do] Jamor, que foi criada com ar forçado nov, já conseguem lá treinar 100 judocas sem haver condensação. Agora, é uma sala que não tem luz natural, é uma sala numa subcave”, apontou Sérgio Pina.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da FPJ reconheceu que “é preciso ter consciência do país” e das suas condições, assim como de “quem tutela, que dá tudo o que tem”, mas admitiu que ainda assim vai lutar por um novo espaço.

“Se conseguirmos ter um espaço que, eventualmente, seja nosso e só do judo, vai ser um dos grandes objetivos”, assumiu Sérgio Pina, que disse ter “consciência plena” de que a federação “precisa de gerir uma dívida”, que “limita muito” os movimentos.

Nesse sentido, apontou o segundo grande objetivo do seu mandato: “o grande rigor financeiro”.

A dívida, adiantou à agência Lusa, “deve rondar os 700.000 euros” e tem a ver com provas internacionais que foram contratualizadas e que não houve a preocupação de garantir o apoio dos FI, ou seja, o valor que tem de ser pago à federação internacional”.

“Estas duas [novo espaço e estabilização financeira] são aquilo que me preocupa em todos os segundos do dia que tenho, porque, depois, tudo o que tem a ver com a planificação, com o treino e a formação e a deteção de talentos está já numa organização e num patamar que precisamos de definir só, se calhar, alguns pormenores”, apontou.

Por isso, reconheceu, “do ponto de vista de presidência e de direção da federação, haverá alguém que irá assumir muito mais uma parte”, a desportiva, para que Sérgio Pina fique com as duas “grandes preocupações”, embora, acrescentou, “não haja nada centralizado em pessoas, será sempre trabalho de equipa”.

Sérgio Pina, natural de Viseu, cidade que acolheu a tomada de posse dos novos órgãos sociais da FPJ, assumiu também que foi uma forma de “descentralizar” a modalidade.

O dirigente disse que, “durante uma fase, esteve muito centralizado em Coimbra e num eixo que tinha também Setúbal, Santarém e Lisboa, onde está a maior percentagem da demografia do judo”, mas não pode ser “descurado que há judo de norte a sul e às ilhas” de Portugal.

No seu discurso de tomada de posse, Sérgio Pina disse ainda que o “passado turbulento” da FPJ “ficou para trás” e agora, o futuro, “é com muito trabalho, com muito problema para resolver para, em quatro anos, haver um balanço muito positivo”.

Para o futuro, anunciou, está também “formação ao mais alto nível para todos” e o “arranque de um curso de nível quatro para treinadores, o nível mais alto que existe” para quem treina atletas.

Joaquim Sérgio Pina foi eleito em 12 de outubro com 31 votos, contra 18 de José Mário Cachada e oito da lista liderada pelo ex-presidente federativo Jorge Fernandes, num escrutínio que contou ainda com dois votos nulos.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.