Embarcação com 231 migrantes a bordo aportou na ilha espanhola da Gran Canária

A ilha espanhola de Gran Canária recebeu hoje a maior embarcação de sempre com migrantes de origem subsariana, que transportava 231 pessoas, entre as quais 58 menores de idade e 13 mulheres.

© Facebook Open Arms

De acordo com os serviços de emergência, a embarcação precária de grandes dimensões aportou pelos próprios meios tendo os migrantes recebido assistência humanitária e cuidados de saúde.

Três pessoas foram transportadas para centros hospitalares.

Segundo a Cruz Vermelha trata-se da maior embarcação de migrantes a aportar na ilha da Gran Canária.

Em outras das sete ilhas que compõem o arquipélago espanhol junto à costa ocidental africana já aportaram embarcações de maior dimensão: em 2023, registou-se a chegada de uma lancha com 250 pessoas a bordo à ilha de Hierro e anteriormente uma outra com 330 migrantes.

Esta última embarcação foi localizada pelas autoridades a cerca de cinco quilómetros de Arquinequin (Gran Canária) mas navegou sem ajuda até à praia.

 Dados oficiais do Governo espanhol divulgados, no dia 01 de outubro, indicavam que mais de 38.800 migrantes chegaram às Canárias desde o início do ano em embarcações precárias conhecidas como ‘pateras’, o dobro do número registado no mesmo período de 2023.

Últimas de Política Internacional

O Tribunal Constitucional indicou esta terça-feira que não admitiu as candidaturas às eleições presidenciais de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso.
A Comissão Europeia anunciou hoje uma investigação formal para avaliar se a nova política da `gigante` tecnológica Meta, de acesso restrito de fornecedores de inteligência artificial à plataforma de conversação WhatsApp, viola regras de concorrência da União Europeia.
O Sindicato de Trabalhadores da Imprensa na Venezuela (SNTP) e o Colégio de Jornalistas (CNP), entidade responsável pela atribuição da carteira profissional, denunciaram hoje a detenção de um jornalista que noticiou a existência de um buraco numa avenida.
O Tribunal Constitucional da Polónia ordenou hoje a proibição imediata do Partido Comunista da Polónia (KPP), alegando que os objetivos e atividades do partido, refundado em 2002, violam a Constituição.
A Administração Trump suspendeu todos os pedidos de imigração provenientes de 19 países considerados de alto risco, dias após um tiroteio em Washington que envolveu um cidadão afegão, anunciou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Federica Mogherini, reitora do Colégio da Europa e ex-chefe da diplomacia da União Europeia (UE), foi indiciada pelos crimes de corrupção, fraude, conflito de interesse e violação de segredo profissional, revelou a Procuradoria Europeia.
O Presidente ucraniano apelou hoje para o fim da guerra, em vez de apenas uma cessação temporária das hostilidades, no dia de conversações em Moscovo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a Ucrânia.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, considerou hoje que a situação na Catalunha só se normalizará totalmente se o líder separatista Carles Puigdemont for amnistiado e regressar à região, tendo reconhecido "a gravidade da crise política" que enfrenta.
A Comissão Europeia confirmou hoje que foram realizadas buscas nas instalações do Serviço de Ação Externa da União Europeia (UE), em Bruxelas, mas rejeitou confirmar se os três detidos são funcionários do executivo comunitário.
A ex-vice-presidente da Comissão Europeia e atual reitora da Universidade da Europa Federica Mogherini foi detida hoje na sequência de buscas feitas pela Procuradoria Europeia por suspeita de fraude, disse à Lusa fonte ligada ao processo.