Homem que fugiu à PSP e foi recapturado no Algarve opõe-se à extradição para Alemanha

O cidadão argelino que fugiu de uma carrinha da PSP em Lisboa e recapturado no Algarve comunicou hoje ao Tribunal da Relação de Évora que se opõe à extradição para a Alemanha, revelou fonte ligada à defesa.

© D.R.

A mesma fonte indicou que o homem de 36 anos alegou, durante o interrogatório no Tribunal da Relação de Évora (TRE), que foi maltratado na Alemanha para justificar a recusa da extradição para aquele país.

Em comunicado, a presidente do TRE, a juíza desembargadora Albertina Pedroso, referiu que “o detido foi apresentado neste Tribunal da Relação de Évora para ser submetido a interrogatório no âmbito de um Mandado de Detenção Europeu, tendo sido ouvido”.

“Face aos contornos do caso, foi mantida a respetiva detenção e determinada a sua condução ao estabelecimento prisional, onde aguardará a decisão acerca da sua entrega ao estado requerente, após a apresentação da respetiva defesa”, adiantou.

Após o interrogatório em Évora, segundo a fonte ligada à defesa, o cidadão argelino Abdelkader Eddouh foi encaminhado para um estabelecimento prisional do Algarve.

Também em comunicado publicado no ‘site’ da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o Ministério Público (MP) realçou que, após ser ouvido no TRE, foi determinado que o homem “aguardasse os ulteriores termos do processo privado da liberdade”.

Abdelkader Eddouh foi detido, na segunda-feira, no Aeroporto de Lisboa, por pender sobre si um mandado de captura emitido pelas autoridades alemãs pelo crime de fogo posto.

O detido foi conduzido, na terça-feira, pela PSP ao Tribunal da Relação de Lisboa, tendo conseguido tirar uma das algemas e fugir do carro de transporte de presos, pelas ruas da baixa, não sendo alcançado pelos agentes.

O homem acabaria por ser capturado pela GNR, na quarta-feira, às 09h40, em Estombar, concelho de Lagoa, no Algarve, depois de uma cidadã ter dado o alerta, tendo no momento da detenção ainda as algemas em sua posse, segundo um comunicado da Guarda.

Últimas do País

Os cerca de participantes no 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) aprovaram hoje por unanimidade uma moção de adesão à greve geral de 11 de dezembro, convocada contra o pacote laboral do Governo.
Os bombeiros decidiram hoje avançar com protestos, como a recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento, face à ausência de respostas governamentais às reivindicações do setor.
Os mais de 125.000 acidentes rodoviários registados este ano provocaram 379 mortos, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a propósito do dia mundial em memória das vítimas da estrada, que hoje se assinala.
O presidente da Liga do dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi reconduzido no cargo para o quadriénio 2026-2029 com 79% dos votos dos participantes no 45.º Congresso Nacional, segundo os resultados hoje divulgados.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte e com trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.
A Associação de Proteção Civil APROSOC responsabilizou hoje a Câmara do Seixal e a freguesia de Fernão Ferro pela morte de dois idosos, na quinta-feira, nas cheias no concelho, defendendo que devem ser julgadas "por omissões grosseiras".
Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.