Preventiva para detido no Algarve por burla “Olá pai, olá mãe” em Leiria

O detido no Algarve suspeito de causar centenas de milhares de euros de prejuízo através do esquema "olá pai, olá mãe" ficou em prisão preventiva, após ter sido presente ao primeiro interrogatório judicial em Leiria, anunciou o Ministério Público.

© D.R.

Num comunicado divulgado hoje, a Procuradoria da Comarca de Leiria recordou que a PJ de Leiria deteve o homem, de 42 anos, na quarta-feira, em Albufeira, no distrito de Faro, tendo-o apresentado depois ao primeiro interrogatório judicial por haver fortes indícios da prática de crimes de burla qualificada, na forma consumada e na forma tentada, e do crime de branqueamento.

A procuradoria destacou que o detido terá iniciado a burla a 26 de fevereiro de 2024 e praticado a mesma até à atualidade, enganado pais e mães ao enviar mensagens por Whatsapp, “fazendo-os crer que estabeleciam conversações escritas com os seus filhos através da aplicação WhatsApp e que estes lhes estavam a solicitar pagamentos”.

Ao pensarem que os filhos estavam em dificuldades, as vítimas efetuavam transferências para contas indicadas pelo detido, que se apropriava indevidamente desses valores, avaliados em centenas de milhares de euros pela PJ, aquando da detenção.

“O arguido fazia desta atividade ilícita o seu modo de vida”, frisou a Procuradoria de Leiria, quantificando em 138.000 euros os ganhos obtidos pelo detido desde julho até à presente data.

Presente ao primeiro interrogatório, o juiz de instrução criminal decretou a prisão preventiva como medida de coação, justificada com “a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e de perigo de perturbação do decurso do inquérito, nomeadamente para a aquisição, conservação ou veracidade da prova”, referiu a procuradoria.

Na quinta-feira, a PJ anunciou que tinha detido em Albufeira um homem indiciado por associação criminosa, branqueamento e burla qualificada, que causara prejuízos de centenas de milhares de euros com o esquema conhecido como “olá mãe, olá pai”.

“A detenção ocorreu na sequência de uma busca domiciliária no concelho de Albufeira, onde vieram a ser apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, com recurso a tecnologia informática, e que terão lesado um número indeterminado de vítimas, não totalmente identificado, presumindo-se na ordem das centenas”, adiantou na ocasião a PJ.

As autoridades apreenderam também dispositivos eletrónicos ‘wallets’ (carteiras, numa tradução direta do inglês) onde são guardados criptomoedas, assim como objetos de luxo “com valor de mercado muito elevado”, destacou também a polícia criminal.

Últimas do País

Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).
A ministra do Ambiente e Energia disse hoje, durante uma deslocação à Marinha Grande, que foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, na quarta-feira, e garantiu que ainda há mais disponíveis.
O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica o edifício da Livraria Lello e Irmão, no Porto, como Monumento Nacional, que conclui um processo de sete anos.