Preventiva para detido no Algarve por burla “Olá pai, olá mãe” em Leiria

O detido no Algarve suspeito de causar centenas de milhares de euros de prejuízo através do esquema "olá pai, olá mãe" ficou em prisão preventiva, após ter sido presente ao primeiro interrogatório judicial em Leiria, anunciou o Ministério Público.

© D.R.

Num comunicado divulgado hoje, a Procuradoria da Comarca de Leiria recordou que a PJ de Leiria deteve o homem, de 42 anos, na quarta-feira, em Albufeira, no distrito de Faro, tendo-o apresentado depois ao primeiro interrogatório judicial por haver fortes indícios da prática de crimes de burla qualificada, na forma consumada e na forma tentada, e do crime de branqueamento.

A procuradoria destacou que o detido terá iniciado a burla a 26 de fevereiro de 2024 e praticado a mesma até à atualidade, enganado pais e mães ao enviar mensagens por Whatsapp, “fazendo-os crer que estabeleciam conversações escritas com os seus filhos através da aplicação WhatsApp e que estes lhes estavam a solicitar pagamentos”.

Ao pensarem que os filhos estavam em dificuldades, as vítimas efetuavam transferências para contas indicadas pelo detido, que se apropriava indevidamente desses valores, avaliados em centenas de milhares de euros pela PJ, aquando da detenção.

“O arguido fazia desta atividade ilícita o seu modo de vida”, frisou a Procuradoria de Leiria, quantificando em 138.000 euros os ganhos obtidos pelo detido desde julho até à presente data.

Presente ao primeiro interrogatório, o juiz de instrução criminal decretou a prisão preventiva como medida de coação, justificada com “a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e de perigo de perturbação do decurso do inquérito, nomeadamente para a aquisição, conservação ou veracidade da prova”, referiu a procuradoria.

Na quinta-feira, a PJ anunciou que tinha detido em Albufeira um homem indiciado por associação criminosa, branqueamento e burla qualificada, que causara prejuízos de centenas de milhares de euros com o esquema conhecido como “olá mãe, olá pai”.

“A detenção ocorreu na sequência de uma busca domiciliária no concelho de Albufeira, onde vieram a ser apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, com recurso a tecnologia informática, e que terão lesado um número indeterminado de vítimas, não totalmente identificado, presumindo-se na ordem das centenas”, adiantou na ocasião a PJ.

As autoridades apreenderam também dispositivos eletrónicos ‘wallets’ (carteiras, numa tradução direta do inglês) onde são guardados criptomoedas, assim como objetos de luxo “com valor de mercado muito elevado”, destacou também a polícia criminal.

Últimas do País

As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.