Preventiva para detido no Algarve por burla “Olá pai, olá mãe” em Leiria

O detido no Algarve suspeito de causar centenas de milhares de euros de prejuízo através do esquema "olá pai, olá mãe" ficou em prisão preventiva, após ter sido presente ao primeiro interrogatório judicial em Leiria, anunciou o Ministério Público.

© D.R.

Num comunicado divulgado hoje, a Procuradoria da Comarca de Leiria recordou que a PJ de Leiria deteve o homem, de 42 anos, na quarta-feira, em Albufeira, no distrito de Faro, tendo-o apresentado depois ao primeiro interrogatório judicial por haver fortes indícios da prática de crimes de burla qualificada, na forma consumada e na forma tentada, e do crime de branqueamento.

A procuradoria destacou que o detido terá iniciado a burla a 26 de fevereiro de 2024 e praticado a mesma até à atualidade, enganado pais e mães ao enviar mensagens por Whatsapp, “fazendo-os crer que estabeleciam conversações escritas com os seus filhos através da aplicação WhatsApp e que estes lhes estavam a solicitar pagamentos”.

Ao pensarem que os filhos estavam em dificuldades, as vítimas efetuavam transferências para contas indicadas pelo detido, que se apropriava indevidamente desses valores, avaliados em centenas de milhares de euros pela PJ, aquando da detenção.

“O arguido fazia desta atividade ilícita o seu modo de vida”, frisou a Procuradoria de Leiria, quantificando em 138.000 euros os ganhos obtidos pelo detido desde julho até à presente data.

Presente ao primeiro interrogatório, o juiz de instrução criminal decretou a prisão preventiva como medida de coação, justificada com “a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e de perigo de perturbação do decurso do inquérito, nomeadamente para a aquisição, conservação ou veracidade da prova”, referiu a procuradoria.

Na quinta-feira, a PJ anunciou que tinha detido em Albufeira um homem indiciado por associação criminosa, branqueamento e burla qualificada, que causara prejuízos de centenas de milhares de euros com o esquema conhecido como “olá mãe, olá pai”.

“A detenção ocorreu na sequência de uma busca domiciliária no concelho de Albufeira, onde vieram a ser apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados para a prática das burlas, com recurso a tecnologia informática, e que terão lesado um número indeterminado de vítimas, não totalmente identificado, presumindo-se na ordem das centenas”, adiantou na ocasião a PJ.

As autoridades apreenderam também dispositivos eletrónicos ‘wallets’ (carteiras, numa tradução direta do inglês) onde são guardados criptomoedas, assim como objetos de luxo “com valor de mercado muito elevado”, destacou também a polícia criminal.

Últimas do País

O corpo de um homem foi resgatado do interior da viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelaram as autoridades, tendo a Proteção Civil referido que não estava mais ninguém no veículo.
As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que afetaram o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.