Administrador do Novo Banco é constituído arguido após demissão

O Novo Banco anunciou, na terça-feira, que demitiu "com efeitos imediatos" Carlos Brandão do cargo de membro do Conselho de Administração Executivo e 'Chief Risk Officer'. Logo a seguir foi constituído arguido. Em causa estão "operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal" e a decisão tem "efeitos imediatos".

© LUSA/TIAGO PETINGA

“As operações em causa não estão relacionadas nem envolvem, de forma alguma, o Banco e, como tal, não têm qualquer impacto nos clientes, em contas ou operações de clientes, na posição financeira ou na atividade do Banco, nas suas operações comerciais, no sistema de gestão de riscos nem nos seus colaboradores”, pode-se ler no documento.

Num comunicado, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a que o Folha Nacional teve acesso, o banco referiu que a “decisão foi tomada no seguimento da identificação, através de processos internos do Banco, de operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal, as quais deram origem a uma denúncia às autoridades”.

Após esta deliberação, Carlos Brandão foi constituído arguido, por suspeitas de branqueamento e falsificação, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo, após nota da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“No âmbito de inquérito dirigido pela 4.ª secção do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estão a ser realizadas diligências de busca para identificação e apreensão de documentos e outros meios de prova de interesse para a descoberta da verdade”, anunciou a PGR, em nota publicada na sua página oficial.

Recorde-se que Carlos Brandão tornou-se no novo diretor de risco do Novo Banco, a 17 de julho de 2017.

[Notícia atualizada às 17h41]

Últimas de Economia

Um grupo de investidores está interessado na fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância (Santarém), avançou à Lusa o presidente do município, tendo sido já apresentada uma proposta de aquisição da fábrica à empresa norte americana.
A tecnológica Samsung Electronics antecipou hoje um lucro operacional de 32,72 biliões de wons (cerca de 22 mil milhões de euros) em 2024, um aumento de 398,2%, ancorado na procura de semicondutores.
São cerca de 1,8 milhões de pessoas a viver em pobreza monetária em Portugal e cerca de um quinto da população vive em exclusão social. Segundo os dados do estudo “Portugal Desigual”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a que a SIC Notícias teve acesso, quase dois milhões vive em Portugal com menos de 632 euros por mês.
O Novo Banco anunciou, na terça-feira, que demitiu "com efeitos imediatos" Carlos Brandão do cargo de membro do Conselho de Administração Executivo e 'Chief Risk Officer'. Logo a seguir foi constituído arguido. Em causa estão "operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal" e a decisão tem "efeitos imediatos".
A taxa de inflação anual da zona euro subiu, em dezembro de 2024, para 2,4%, face aos 2,2% de novembro, com a energia a voltar a aumentar, segundo uma estimativa hoje divulgada pelo Eurostat.
A taxa de inflação homóloga na Alemanha acelerou para 2,6% em dezembro, mais 0,4 pontos que em novembro (2,2%), segundo a primeira estimativa hoje anunciada pela agência federal de estatística alemã (Destatis).
O alargamento para este ano da proibição da cobrança de comissão por reembolso antecipado de crédito à habitação a taxa variável foi hoje publicado em Diário da República, entrando em vigor esta terça-feira, dia 07.
A taxa de desemprego situou-se nos 6,7% em novembro, 0,1 pontos percentuais acima de outubro e o valor mais elevado desde outubro de 2023, segundo dados provisórios divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
As exportações chinesas para os países de língua portuguesa aumentaram 17,4% nos primeiros 11 meses de 2024, em comparação com igual período do ano anterior, e atingiram um novo recorde, indicam dados oficiais.
A EDP Gás Serviço Universal, responsável pelo fornecimento de gás natural no mercado regulado no Litoral Norte do país, passou a partir de hoje a chamar-se Gás SU, para cumprir uma diretiva do regulador, anunciou a empresa.