Farminveste anuncia reorganização empresarial

A Farminveste anunciou esta sexta-feira à noite uma reorganização no seu universo empresarial, que irá implicar a transferência de atividades e ativos entre entidades que integram esse universo, segundo um comunicado ao mercado.

© D.R.

Na nota, divulgada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), lê-se que “o Conselho de Administração da Farminveste SGPS S.A. vem comunicar aos senhores acionistas que a Associação Nacional das Farmácias (ANF), acionista maioritário da Farminveste, e a Farminveste aprovaram uma reorganização no seu universo empresarial, implicando a transferência de diversas atividades e ativos entre entidades que integram esse universo”.

Segundo o comunicado, esta operação é “complexa” e envolve “diversos passos”, sendo “essencialmente justificada por motivos de racionalização económica e eficiência através da especialização das atividades desenvolvidas por determinadas entidades do universo ANF e Farminveste”.

Segundo as previsões do grupo, a reorganização deverá “implicar a transferência por parte da Farminveste — Investimentos, Participações e Gestão, S.A. (Farminveste IPG) de participações sociais (nas sociedades Globalvet – Soluções e Inovação Veterinária, Lda. e Go Far Insurance – Soluções e Serviços para Protecção da Saúde, Mediação de Seguros, S.A.) e unidades económicas relativas às atividades de Marketing, de Sistemas de Informação e Transformação Digital, de Serviços Corporativos e de Serviços Partilhados, que representam aproximadamente 2,8% da estrutura de capitais da Farminveste IPG, a favor de sociedades detidas diretamente pela ANF”.

Além disso, “como contrapartida última para a Farminveste, no âmbito da reorganização, prevê-se ainda que a ANF entregará àquela um conjunto de unidades de participação que detém no Imofarma — Fundo Imobiliário Fechado, de modo a reforçar e consolidar no universo empresarial a titularidade da atividade imobiliária, as quais se prevê virem a ser objeto de transmissão subsequente à Farminveste IPG por via de aumento de capital a realizar em espécie pela Farminveste”.

Segundo a mesma nota, esta reorganização “ficará sujeita a determinadas condições, designadamente à obtenção das aprovações internas no âmbito do universo da ANF e da Farminveste que se revelem necessárias e dos consentimentos que se mostrem necessários da parte de terceiros, designadamente dos bancos financiadores”.

O grupo estima que a globalidade da operação fique concluída durante o primeiro semestre deste ano.

As áreas de negócio da Farminveste abrangem a distribuição farmacêutica, prestação de cuidados de saúde, sistemas de informação, inteligência sobre o mercado farmacêutico, desenvolvimento da atividade de farmácia e imobiliário.

Últimas de Economia

De acordo com o serviço estatístico europeu, entre os Estados-membros, a Roménia (41,1%), a Espanha (22,8%) e a Eslovénia (21,4%) registaram os maiores aumentos homólogos da produção na construção.
A Comissão Europeia autorizou a comercialização de um medicamento para o tratamento da depressão pós-parto, depois de uma avaliação positiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), foi hoje anunciado.
O Tribunal de Contas (TdC) julgou improcedente o recurso da Câmara de Idanha-a-Nova sobre a recusa do visto ao contrato para a criação de um cartão de saúde, porque a aprovação não passou pela assembleia municipal.
Os viticultores do Douro que queiram aceder ao apoio de 50 cêntimos por quilo de uva a destilar têm que submeter as candidaturas até 25 de setembro, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República (DR).
Em causa estava a interpretação do artigo 251.º do Código do Trabalho, que define os dias de ausência a que o trabalhador tem direito em caso de luto: o STEC defendia que o cálculo devia abranger apenas dias úteis, enquanto a CGD sempre contabilizou dias consecutivos de calendário, incluindo fins de semana e feriados.
A agência de notação financeira Fitch subiu esta sexta-feira o 'rating' de Portugal de A- para A, com 'outlook' (perspetiva) estável, anunciou, em comunicado.
O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses cresceu 4,9% de janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado, mostram dados divulgados hoje pelo INE.
A Autoridade Tributária (AT) devolveu, em 2024, 86 milhões de euros em IVA a turistas oriundos de países terceiros, nomeadamente cidadãos de fora da União Europeia (UE), no âmbito do regime ‘tax-free’.
No relatório "Reformas da Política Fiscal", a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) resume a trajetória das medidas fiscais introduzidas ou anunciadas pelos governos de 86 jurisdições em 2024, olhando para a realidade dos países da organização e de algumas economias "parceiras".
O objetivo destes empréstimos, disse o grupo BEI, é reduzir a fatura de energia e aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas (PME).