TRUMP PROMETE “ERA DE OURO DA AMÉRICA”

Trump tomou posse e anunciou medidas tais como a negociação de um acordo de “paz duradoura”; o com- bate à ideologia de género; a retirada dos EUA do Acordo de Paris; e o combate à imigração ilegal.

© Facebook de Donal Trump

O novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, tomou posse na segunda-feira

como o 47.º presidente norte-americano, numa cerimónia realizada em Washington, que contou com a presença de vários políticos internacionais de direita.

A lista de convidados de Trump incluiu vários políticos mundiais de direita que marcaram presença, como André Ventura, Javier Milei, Giorgia Meloni e Santiago Abascal, entre outros.

“O declínio da América acabou”, afirmou Trump, concluindo que este é o início da “Era de Ouro da América”.

Trump declarou que foi “salvo por Deus para tornar a América grande novamente”.

O regresso de Donald Trump será marcado por algumas das suas medidas mais impactantes, como por exemplo o regresso do TikTok, após a entrada em vigor, no dia 20, de uma medida

que proibia a rede social no país. A legislação norte-americana permite que o chefe de Estado adie a aplicação da lei por 90 dias enquanto se procura um comprador. No plano internacional, Donald Trump convocou Vladimir Putin para negociar um acordo de “paz duradoura” com a Ucrânia, sob pena de a Rússia correr o risco de ser destruída. Quanto ao presidente russo,

Vladimir Putin, afirmou na segunda-feira que está “aberto ao diálogo com a nova Administração norte-americana sobre o conflito ucraniano”.

Sobre as medidas de combate à ideologia de género, Trump declarou que “a partir de hoje

[segunda-feira], será a política oficial do Governo dos Estados Unidos que existam apenas dois géneros: masculino e feminino”.

O presidente norte-americano reiterou também o combate à imigração ilegal, afirmando que “toda a entrada ilegal será imediatamente impedida e iniciaremos o processo de devolução

de milhões de imigrantes ilegais ao seu país de origem”.

 

PRESIDENTE DO CHEGA CONCORDA COM ALGUMAS MEDIDAS

 

Para Ventura, o fi m da “ideologia de género” está em sintonia “com a direita europeia”, que luta

“para que a ideologia de género seja varrida das escolas”.

O Presidente do CHEGA concorda também com a deportação em massa de imigrantes em situação irregular, proposta por Donald Trump, ainda que esta implique a deportação de alguns portugueses, que, segundo o próprio, “não serão um número significativo”.

“A direita é coerente nisto: existem regras em Portugal e em toda a parte do mundo. Quem não cumpre regras tem de ser devolvido ao seu país de origem.”

Últimas de Política Internacional

A NATO vai reforçar a vigilância e segurança no flanco leste da Aliança Atlântica, depois do incidente em que drones russos entraram no espaço aéreo da Polónia, anunciou hoje a organização.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, homenageou hoje, numa cerimónia solene no Pentágono, as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, que causaram cerca de 3.000 mortos.
O Presidente finlandês, Alexander Stubb, acusou hoje a Hungria e a Eslováquia de alimentarem a invasão da Ucrânia com as compras de recursos fósseis russos, durante uma visita à Ucrânia, ecoando críticas de Kiev.
A Comissão Europeia desembolsou hoje a oitava parcela do empréstimo de assistência macrofinanceira excecional (AMF), no valor de mil milhões de euros, de um total de 18,1 mil milhões de euros.
Peter Mandelson foi destituído do cargo de embaixador britânico nos Estados Unidos "com efeito imediato", na sequência de alegações sobre a sua relação com o abusador de menores norte-americano Jeffrey Epstein, comunicou hoje o Governo.
A Polónia, membro da União Europeia (UE) e da NATO, anunciou hoje que restringiu o tráfego aéreo na sua fronteira leste, após a invasão de cerca de 20 drones russos suspeitos no seu território.
O primeiro-ministro polaco anunciou esta quarta-feira que vai invocar o artigo 4.º do Tratado da NATO, que prevê consultas entre todos perante ameaças à segurança de um dos Estados-membros, na sequência da violação do seu espaço aéreo por drones russos.
A França regista hoje protestos que se fizeram sentir principalmente nos transportes e autoestradas, com mais de 100 detenções, a maioria em Paris, num dia em que estava previsto um bloqueio total convocado contra as medidas do Governo.
Manifestantes nepaleses incendiaram esta terça-feira o Parlamento na capital Katmandu, após a demissão do primeiro-ministro na sequência de protestos que causaram 19 mortos, anunciou um porta-voz da assembleia.
O Parlamento Europeu (PE) validou hoje o acordo entre a União Europeia (UE) e o Brasil que permite o intercâmbio de dados pessoais e não pessoais para combater a criminalidade grave e o terrorismo.