30% admite votar em André Ventura para Presidente da República

À pergunta “considera que André Ventura é uma pessoa em quem poderia votar para Presidente da República?”, cerca de 30% dos inquiridos responderam “sim, poderia votar.”

© Folha Nacional

O líder do CHEGA alcançou 30% das intenções de voto para Presidente da República, segundo uma sondagem realizada pela Aximage para o Folha Nacional. À pergunta “considera que André Ventura é uma pessoa em quem poderia votar para Presidente da República?”, cerca de 30% dos inquiridos responderam “sim, poderia votar.”

Cerca de 32% dos inquiridos consideram que André Ventura “fez bem” ao avançar neste momento como candidato a Presidente da República. De acordo com os mesmos dados, 24% dos inquiridos “concordam” com as motivações da candidatura Ventura e 14% “concorda totalmente.”

A sondagem da Aximage indica ainda que a Área Metropolitana de Lisboa encabeça a lista de maior número de intenções de voto com 37%. Seguido pela Área Metropolitana de Porto, com 31%, e no Sul e Ilhas com 28%.

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para Folha Nacional sobre intenção de voto nas eleições legislativas e temas da atualidade política. Universo: indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região (NUTSII), a partir do
universo conhecido, reequilibrada por sexo, idade e região. A amostra teve 802 entrevistas efetivas: 673 entrevistas
CAWI e 129 entrevistas CATI; 383 homens e 419 mulheres; 189 entre os 18 e os 34 anos, 231 entre os 35 e os 49 anos,
212 entre os 50 e os 64 anos e 170 para os 65 e mais anos; 269 Norte, 175 Centro, 111 Sul e Ilhas, 247 Área Metropolitana de Lisboa. Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas; entrevistas telefónicas – metodologia CATI (Computer
Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado. O trabalho de campo decorreu entre 16 e 21 de janeiro de 2025. Taxa de resposta: 35,54%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Últimas de Política Nacional

A mais recente sondagem diária à segunda volta das eleições presidenciais confirma uma tendência de queda continuada de António José Seguro, que volta a perder apoio eleitoral num momento decisivo da campanha.
O candidato presidencial André Ventura visita hoje a região de Lisboa para acompanhar no terreno os danos provocados pela depressão Kristin, que atingiu Portugal continental na quarta-feira, deixando um vasto rasto de destruição.
O grupo parlamentar do CHEGA entregou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo a suspensão temporária do pagamento de portagens nas autoestradas que servem os concelhos afetados pela depressão Kristin, fenómeno meteorológico que provocou elevados danos humanos e materiais em várias regiões do país.
A transparência chegou depois do confronto? Só após ser questionado sobre omissões na sua declaração de rendimentos é que António José Seguro, candidato presidencial, revelou o património das empresas de que é sócio-gerente.
Explorações agrícolas e pecuárias devastadas, animais em risco e produtores sem água, luz ou rações: após a passagem da tempestade Kristin, o CHEGA acusa o Governo de silêncio e avança com um requerimento a exigir medidas urgentes para travar uma crise no terreno que continua a agravar-se.
O candidato presidencial e líder do CHEGA, André Ventura, exigiu hoje ao primeiro-ministro (PM) que se retrate depois de ter “dado a entender” que as mortes devido ao mau tempo foram responsabilidade dessas pessoas.
O candidato presidencial André Ventura acusou hoje o adversário de estar “refém do sistema de interesses” e de não ter capacidade de decisão, depois de António José Seguro o ter acusado de ser "um risco para a democracia”.
Henrique Chaves, militante n.º 2 do PSD, anuncia voto em André Ventura e deixa uma crítica devastadora à direita tradicional, que acusa de viver presa ao passado e sem conteúdo político.
O candidato presidencial André Ventura, apoiado pelo CHEGA, indicou hoje que não está preocupado com eventuais efeitos do mau tempo na votação para as eleições do próximo domingo, e disse estar focado nas necessidades das populações.
André Ventura continua a subir, consolida terreno e já alcança 32,2% das intenções de voto quando são considerados os indecisos, segundo a sondagem diária da CNN Portugal.